MENU

16/05/2022 às 08h04min - Atualizada em 16/05/2022 às 08h04min

Cuide de suas mãos como você cuida de seu rosto

Não se esqueça de usar luvas quando for fazer suas atividades domésticas.

Da Redação
GB Edições
A mãos merecem cremes específicos. Prefira sempre cosméticos que promovam hidratatação e principalmente proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares, assim como fazemos com a pele do rosto / Fotos:GB Imagem
  
Mais do que cuidar das unhas, mantendo-as limpas e com a manicure em dia, as mãos merecem cuidados especiais. E precisam da mesma atenção dispensada a pele do rosto.

Pena que a maioria das pessoas só descobre isso quando as mãos começam a “denunciar” a idade. É unanime a opinião que o cuidado com as mãos deve começar muito cedo e vai muito além do uso de hidratantes.

As mãos envelhecem juntamente com o rosto; com o passar do tempo, elas apresentam linhas, rugas, flacidez, manchas e perda de volume porque a produção de colágeno diminui e é quando os ossos e veias ficam mais salientes.

O sol é o grande responsável pelo aparecimento de manchas e seu efeito é cumulativo. As tarefas domésticas podem ajudar no aparecimento de rugas por isso é importante usar luvas de proteção quando manusear produtos de limpeza e usar todos os dias cremes hidratantes à base de ureia, glicerina, óleo de amêndoas ou manteiga de karitê. Preste atenção ao tipo de sabonete que usa para lavar as mãos e dê preferência às formulações que contenham glicerina.

Não se iluda. Com o tempo, as mãos começam a revelar a idade e cremes com retinol, vitamina C e ingredientes clareadores são grandes aliados para manter a juventude das mãos. Eles promovem renovação celular e devem ser usados à noite. Durante o dia, capriche no protetor solar.

Lembrando que os cuidados devem ser diários, intensivos e vitalícios! Mas, não se desespere! Nunca é tarde demais para começar a cuidar das mãos. O protetor solar é um bom começo. Ele deve ser aplicado diariamente e, se preciso, várias vezes ao dia. Para você não se esquecer adote um ritual: no momento em que passar o protetor no rosto, passe também na pele das mãos.

Escolha produtos específicos. Todos os dias, antes de dormir, aplique o cosmético escolhido, massageando bem a pele no dorso da mão e nos dedos. A ação desses cosméticos pode ser intensificada com o uso de luvas, após a aplicação.

Existem tratamentos bem específicos e que oferecem rejuvenescimento da pele das mãos, mas devem ser aplicados sob a orientação do dermatologista. Bons resultados são obtidos com laser, luz intensa pulsada, radiofrequência e peelings, além de hidratação injetável que promete devolver o volume e melhorar bastante o visual.

Quando o assunto é rejuvenescimento, logo nos lembramos dos famigerados radicais livres. Todos e todas querem se livrar deles. A alimentação é um ponto importante nessa guerra. Por exemplo, a ingestão de proteínas magras estimula a produção de colágeno pelo organismo. As fibras de colágeno são as responsáveis pela sustentação da pele de um modo geral, inclusive da pele das mãos.

E falando ainda de alimentos, grãos integrais, castanhas em geral, verduras, legumes, sementes, ovos, queijos e frutas são ricas fontes de nutrientes que diminuem a ação dos radicais livres. Bom para o rosto; bom para as mãos.

Não se esqueça de usar luvas quando for fazer suas atividades domésticas. O uso de luvas de proteção é grande aliado na manutenção da beleza e saúde da pele das mãos, principalmente se você for trabalhar com produtos de limpeza. Muitos deles podem agredir sua pele.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »