MENU

29/03/2022 às 18h01min - Atualizada em 29/03/2022 às 18h01min

Agentes de trânsito atendem ocorrências após chuvas em Imperatriz

Medida visa auxiliar motoristas que tiveram veículos danificados

Gil Carvalho
Ascom
Veículo apresenta problema mecânico na rua Simplício Moreira, no Centro; agentes de trânsito sinalizam local - Foto: Gil Carvalho
 
Agentes de trânsito atenderam na manhã desta terça-feira (29) ocorrências de veículos que apresentaram problemas mecânicos após chuvas em Imperatriz. O primeiro carro estava parado no meio da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, próximo à loja Economia, no Centro.

A equipe de patrulhamento viário foi deslocada até o local e procedeu inicialmente à sinalização no entorno do veículo (modelo Creta, cor branca) que estava enguiçado, evitando uma possível colisão. Via é de intenso fluxo de veículos.

“Tivemos que acionar um guincho para retirada do veículo quebrado que estava no eixo central da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa”, explicou o coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, ao ressaltar que todas as equipes da Setran foram acionadas logo cedo para fazer desvio de fluxo na Avenida Ceará, marginais da BR-010 e fluxo de ‘mão dupla’ na rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri.

Segundo ele, o outro veículo (modelo Equinox, cor preta) também ficou enguiçado na rua Simplício Moreira, em frente ao Restaurante Popular. Prontamente, o Grupo Técnico de Trânsito (GTT) se deslocou para fazer a devida sinalização no local até a chegada do guincho para retirada do carro do local.

O que fazer após passar pelo alagamento?
Após atravessar a enchente é necessário fazer uma revisão no automóvel, com atenção especial para os seguintes pontos:

1 - Óleo: para saber se o sistema foi afetado pela água da enchente, basta puxar a vareta do óleo. Se sua textura estiver cremosa, significa que houve contato com a água. Para prevenir possíveis alterações no motor, é indicado realizar a troca imediatamente.

2 - Filtro de ar: a presença de folhas ou barro dentro do filtro também é sinal de que entrou água no filtro. Este problema pode ser resolvido com a simples retirada e secagem da peça. Caso haja um acúmulo muito grande de água, a melhor saída é trocar a peça, procedimento que deve ser coberto pelo seguro do carro.

3 - Sistema elétrico: quando há o contato da água com o sistema elétrico, são grandes as chances de um curto-circuito. Nesse caso, o ideal é checar as funções elétricas básicas do carro, tais como buzina e lâmpadas.

4 - Câmbio: existem alguns modelos de automóveis cujo câmbio conta com uma pequena abertura próxima à embreagem. Ao passar por um alagamento, essa abertura pode acumular água, fazendo com que a embreagem “patine”. Porém, nesse caso, não há recomendações a fazer, já que a secagem acontece naturalmente.

Após analisar e checar todos os pontos, é recomendado fazer uma revisão completa nas partes do veículo. Uma boa dica é consultar a operadora de seguro auto e solicitar a indicação de uma oficina mecânica de qualidade e confiança. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »