MENU

10/03/2022 às 20h11min - Atualizada em 10/03/2022 às 20h11min

Regional de Educação de Imperatriz realiza Oficina com gestores escolares e articuladores pedagógicas

Carlos Leen
Foto: Divulgação
 
O ano de 2022 será o palco de mudanças na Educação: trata-se do REM (Reforma do Ensino Médio), que está acontecendo em todas as escolas do país para alinhar interesses profissionais, científicos e tecnológicos em prol da aprendizagem significativa para nossos estudantes novos tempos em que vivemos.

Empreender melhorias na Educação já é algo digno de grande louvor, todavia, o modelo de ensino precisa estar sintonizado com os interesses de alunos, pais, professores e sociedade. O novo currículo do Ensino Médio está agora organizado por áreas de conhecimento (parte geral) e pela parte diversificada, onde, entre outras inovações, está o projeto de vida. 

Para cumprir esta tarefa hercúlea, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz vem desenvolvendo uma verdadeira força-tarefa de mobilização e pesquisa, juntamente com gestores escolares, professores e comunidade escolar.   

O início da semana foi de intenso estudo com a presença do Prof. Leonan Rodrigues, Articulador Estadual da Secretaria de Estado da Educação  (SEDUC-MA), que ministrou oficina sobre elaboração de disciplinas eletivas, o que na prática possibilitará aos estudantes optarem de modo transversal sobre qual carreira profissional pretendem seguir.

O professor Leonan visitou ainda algumas escolas e conversou com gestores e professores. “Nosso objetivo com a vinda à URE Imperatriz é principalmente escutar gestores e professores acerca da Reformulação do Ensino Médio no Maranhão. Nós temos algumas diretrizes que precisam ser cumpridas e não temos caráter de avaliação neste primeiro momento, mas de escuta atenta dos desafios, dos problemas enfrentados e aferir como as formações, os webinários,  chegaram ao “chão da escola” neste processo de implementação. E, com isso verificar experiências exitosas tanto de professores quanto de equipe gestora para que de fato possamos fazer os ajustes necessários naquilo que temos proposto para todas as UREs e Escolas”, afirmou  Leonan.

A Gestora Regional de Educação, Profa. Dra. Orleane Santana, tem demonstrado grande protagonismo na implementação deste grande desafio que é a REM, juntamente com a Diretora de Educação Profa. Suely Leal. “Nossas escolas estão caminhando firmes e fortes neste processo inicial da implementação da REM. As dificuldades são naturais porque estamos enfrentando um desafio novo e o novo é assustador, mas temos certeza de que estamos no caminho certo e de que vamos vencer este desafio com êxito.” Concluiu Profa. Dra. Orleane Santana.

O Articulador da SEDUC-MA, Prof. Leonan, levou demandas diversas para serem solucionadas com vistas a melhorar a atuação das escolas do Estado.

Como se vê, o tema é complexo, pois essa reformulação do Ensino Médio não se dará de um dia para o outro. Sua implementação será de forma gradual e neste processo, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz já deu os primeiros passos e está bem adiantada na implementação. A realidade da educação pública é um palco onde estamos desenvolvendo ações para promover mais qualidade no ensino com vistas a reduzir desigualdades sociais. A sociedade agradece.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »