Se seu cavalo apresenta perda de apetite, pelo seco e sem brilho, emagrecimento, queda de desempenho, preste atenção. Esses são alguns dos sintomas de verminoses. “Isso acontece porque os vermes se alojam no trato digestivo do animal e competem com o cavalo pelos nutrientes, o que provoca todos esses sinais, que afetam direta e indiretamente sua saúde”, diz Chester Batista, Gerente Técnico de Bovinos e Equinos da Zoetis.
Cavalos parasitados podem ainda apresentar sintomas leves, como fraqueza, cólicas recorrentes, diarreia com sangue, diminuição da capacidade respiratória, predisposição a outras doenças e, dependendo do grau de infecção, até morrer. “A infecção pode acontecer de forma direta ou indireta, por via oral, quando o animal ingere ovos ou larvas presentes em pastagens, ou pela transmissão direta feita da mãe para o potro, sendo que a forma de contaminação mais comum é a pastagem”, explica o especialista.
Outro fator importante é o manejo sanitário do ambiente onde o cavalo vive. Durante a seca, vermifugar é estrategicamente importante pois auxilia a baixar a carga parasitária da pastagem e prepara para a próxima estação. “As infestações são mais frequentes nas estações secas – outono e primavera (com exceção da região Sul) –, mas a atenção com a vermifugação deve ser feita de forma constante, como prevenção, a cada três meses”, recomenda Batista.
Equest Antiparasitário de amplo espectro à base de moxidectina, é altamente efetivo contra estágios imaturos e adultos dos principais parasitas gastrintestinais, inclusive os vermes na forma encistada. Auxilia também no controle de carrapatos. Equest atua na supressão e na eliminação de ovos dos parasitas, permitindo que os animais expressem seu potencial no esporte e trabalho. “A grande vantagem do Equest é a aplicação via oral e o seu tempo de ação, que pode durar até 112 dias. A aplicação oral facilita o manejo e, com uma única dose, é possível eliminar o problema”, fala Batista. “É importante respeitar o intervalo entre as aplicações e estabelecer um calendário a ser seguido na rotina sanitária. A prevenção é a melhor maneira de promover a saúde dos animais”, finaliza.
Sobre a Zoetis Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países. Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões. Para outras informações, clique aqui.