MENU

24/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 24/09/2020 às 00h00min

Vila Nova dos Martírios supera metas no Ideb; Município tem os melhores resultados da Regional

“O grande educador Rubem Alves dizia: educar é mostrar a vida a quem nunca viu. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu”.

Assessoria
Prefeita Karla Batista: Vila Nova dos Martírios atingiu em 2019 a meta de 2021 - Foto: Divulgação
Foi pautado nesse conceito, que o município de Vila Nova dos Martírios caminhou na política de educação ao longo dos 8 anos de gestão da prefeita Karla Batista. Durante todo esse tempo, o trajeto percorrido teve como pauta prioritária o investimento na capacidade técnica e formação dos profissionais da educação, para com isso melhorar a qualidade do ensino e consequentemente a aprendizagem dos alunos. Deu certo, muito certo. O resultado está traduzido no IDEB, que é o índice de desenvolvimento da Educação Básica, utilizado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer novas metas para o ensino.  

Para mensurar e chegar as médias de desempenho, é aplicada em cada município brasileiro a Prova Brasil, que são realizadas a cada dois anos, calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias nos exames aplicados. Vila Nova dos Martírios atingiu em 2019 a meta de 2021.  

Conforme os resultados do IDEB 2019, Vila Nova dos Martírios teve o melhor desempenho entre os municípios da Regional de Açailândia-MA. Nas séries iniciais o município já ultrapassou a meta estabelecida para o ano de 2021. E nas séries finais foi o único que alcançou a meta projetada para o ano de 2019, vale ressaltar que a média geral do município ficou acima da alcançada pelo Estado do Maranhão e um destaque especial para a Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias que teve sua média 6,4 superior à média nacional.

Para chegar a esse nível de desempenho, foi necessário um trabalho coletivo de todos envolvidos na educação do município, tendo como tarefa mudar o cenário do passado, pautado por evasão, desmotivação, dificuldade de aprendizagem e falta de qualificação profissional. Redimensionar, ressignificar, dar o destaque necessário e principalmente arregaçar mangas para mudar essa realidade foram as metas recomendadas pela gestão municipal para todos os envolvidos na política de educação.  

Com confiança, coragem e muita disponibilidade dos profissionais, um diagnóstico preciso da situação da educação foi construído e novas estratégias pedagógicas e de investimento foram traçadas para fazer na política de educação municipal “um novo tempo”! Esse novo tempo chegou.  

Projetos, estudos, formação continuada, técnicas modernas, material didático atrativo e aulas dinâmicas fazem hoje das escolas em Vila Novados Martírios verdadeiros celeiros de descobertas, trocas de experiências, aprendizagens significativas, espaços de alegria e motivação para os alunos e professores. 

 “Isso é mérito da equipe e mostra que investir na nossa gente é a escolha mais acertada e nos encoraja a continuar a luta, pois ainda temos muito trabalho pela frente, vamos juntos levar nosso município e nosso povo ao topo”.  

A satisfação maior é que fizemos tudo o que foi possível para que o Novo Tempo chegasse em Vila Nova dos Martírios e com esse resultado temos a certeza: chegou!” afirmou a prefeita Karla Batista.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »