MENU

01/10/2021 às 22h16min - Atualizada em 01/10/2021 às 22h16min

Suzano destaca a importância do compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o Meio Ambiente

Com aplicação de novas tecnologias e práticas de manejo, a companhia tem desenvolvido um conjunto de soluções para uma operação ainda mais sustentável

Assessoria de Imprensa da Suzano
Foto: Divulgação
  
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem como propósito renovar a vida a partir da árvore, por isso, a empresa se compromete com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais como parte integral da sua estratégia de negócio. Com uma das maiores áreas naturais privadas do Brasil, a companhia detém mais de 965 mil hectares distribuídos nos biomas Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. Nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, totaliza 297mil hectares de áreas de conservação. 

Em 2020, a empresa se comprometeu com uma política de Desmatamento Zero, que em conjunto com a aplicação de novas tecnologias e práticas de manejo, possibilitou desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o manejo florestal em suas áreas. Em paralelo a isso, a empresa elegeu voluntariamente áreas como sendo de alto valor de conservação em todo o Brasil. A Unidade de Imperatriz no Maranhão, conta com 53 mil hectares, divididos em 22 áreas de conservação.  

A companhia também participa ativamente de iniciativas de proteção de áreas naturais, em parcerias com ONGs e institutos de pesquisa, que combatem o desmatamento, promovem a restauração ecológica e criam condições para estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável.  

A Aliança pela Restauração da Amazônia, o Projeto Promovendo e Implementando a Regeneração Natural Assistida em larga escala na Amazônia Brasileira, a Plataforma Parceiros pela Amazônia, o Fórum Florestal da Amazônia e a Rede de Desenvolvimento Territorial do Maranhão, são algumas dessas importantes iniciativas. 

Compromisso com a sustentabilidade - Além das iniciativas acima, a Suzano já estabeleceu parceria com a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) para a implantação de pesquisas de graduação e mestrado, além de desenvolver programas e projetos como o Extrativismo Sustentável, do qual promove o fortalecimento de grupos extrativistas de produtos florestais não madeireiros, resgatando práticas tradicionais, apoiando a gestão, produção e comercialização de produtos diversos, como o coco babaçu e açaí. Atualmente essa iniciativa tem garantido renda para mais de 220 famílias presentes em oito comunidades atendidas pelo programa. 

Ana Paula Pulito, coordenadora de Meio Ambiente Florestal da Suzano no Maranhão, destaca a importância dessas iniciativas para fomentar o desenvolvimento sustentável. “A participação ativa em fóruns e iniciativas voltadas a temáticas socioambientais e o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao uso e conservação de recursos naturais, representa uma oportunidade para que a empresa gere valor compartilhado, e reforce o seu compromisso com a transparência e promoção do diálogo com comunidades, instituições governamentais e sociedade em geral” finaliza. 
 
Sobre a Suzano - A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...