MENU

27/09/2021 às 22h30min - Atualizada em 27/09/2021 às 22h30min

Araguaína sedia evento e prefeitos do Tocantins debatem sobre fundos de desenvolvimento da educação

Encontro contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do FNDE, Marcelo Ponte

Felipe Maranhão
Ascom Araguaína
Sanar pendências e esclarecer sobre possíveis impedimentos dos municípios para o repasse de recursos, esse foi o objetivo do evento que contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro
  
Araguaína sediou nesta segunda-feira, 27, um evento de capacitação direcionado a prefeitos e vice-prefeitos das 139 prefeituras do Tocantins. O “Melhorias na Educação - atendimento aos prefeitos do Tocantins” foi organizado em parceria com a Bancada Federal do Tocantins no Congresso Nacional e contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Ponte.

O objetivo do encontro foi sanar pendências e esclarecer sobre possíveis impedimentos dos Municípios para o repasse de recursos destinados à educação. Durante o dia, os líderes municipais realizaram encontros individuais com técnicos do FNDE e do MEC (Ministério da Educação) que irão auxiliar no desbloqueio de recursos, tornando os Municípios aptos para firmar convênios na área da educação.

“Muitas conquistas da nossa gestão só foram possíveis com a captação de recursos, inclusive da educação e hoje temos a honra de sediar esse grande encontro que poderá ajudar todas as prefeituras do Estado, além de receber nosso ministro da Educação, o presidente do FNDE na nossa cidade. Araguaína mudou muito nos últimos anos também com investimentos na educação e esse tipo de esforço transforma todo a cidade”, afirmou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

Atendimentos e palestras

O evento que foi direcionado aos gestores municipais, os atendimentos e as palestras realizadas no auditório do UNITPAC (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), começaram a partir das 8h30. Segundo o coordenador da Bancada Federal no Congresso Nacional, o deputado federal Tiago Dimas, a intenção é aproximar ainda mais os municípios do Governo Federal.

“A função de um congressista federal não é apenas destinar emendas e trabalhar no Legislativo. Nós somos o caminho para que os municípios tenham acesso ao governo federal e, com essa realização, estamos ajudando diretamente todos os municípios do Estado e trabalhando pelo futuro das nossas crianças e jovens”, explicou o deputado federal Tiago Dimas.

Desde 2019, a Bancada Federal já destinou R$ 118 milhões para a educação pública do Tocantins por meio de emendas impositivas coletivas, além de recursos de emendas individuais impositivas de cada um dos 11 parlamentares que representam o Estado.

Visita do ministro

Durante a passagem por Araguaína, o ministro Milton Ribeiro visitou o Centro de Ciência e Saúde da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) em Araguaína, a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFNT e a Clínica-Escola Mundo Autista, a terceira clínica-escola do Brasil especializada em atendimento de pacientes com o espectro autista. A clínica oferece serviços de neuropediatra, psiquiatria, fonoaudiologia, fisioterapia e odontologia.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...