MENU

15/09/2021 às 20h52min - Atualizada em 15/09/2021 às 20h52min

“É o desenvolvimento do polo turístico, social e geração de emprego”, diz subsecretário no lançamento do Cidade Empreendedora

Secom/MA
Lançamento Cidade Empreendedora em Barreirinhas - Foto: Gustavo Sampaio
  
Barreirinhas - A região dos Lençóis Maranhenses foi marcada pela cerimônia de encerramento dos lançamentos regionais do programa Cidade Empreendedora, realizada na manhã desta terça-feira (14).

Barreirinhas, Araioses, Rosário, Tutóia e Morros são os cinco municípios finais, das 53 cidades participantes, que receberam o lançamento regional do programa, fruto de parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae).

Durante a cerimônia, foi destacada a importância do programa na retomada do crescimento econômico, na geração de emprego, renda e no desenvolvimento do estado, além de marcar a parceria Sebrae/Seinc.

O Cidade Empreendedora integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades. A iniciativa é desenvolvida em oito etapas de implementação, que preparam os municípios para gerar oportunidades de negócios. No programa, ocorrerá, também, a capacitação de funcionários, estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais.

Representando o secretário da Seinc, Simplício Araújo, o subsecretário Expedito Rodrigues disse que a atuação do programa na região é um salto importante para o desenvolvimento turístico, social e para a geração de emprego e renda locais. 

“Esses municípios fazem parte de um polo turístico muito importante, no qual o Cidade Empreendedora vai potencializar e instituir um ambiente de negócios favorável junto à compreensão dos gestores, funcionários públicos e toda sociedade civil. Essa cadeia produtiva precisa ser capacitada e qualificada. E esse é o papel do Governo do Estado, de fomentar, apoiar, ajudar, em parceria com o Sebrae”, explicou Expedito Rodrigues. 

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, essa parceria com o Governo do Estado fortalece muito as instituições e a sociedade, garantindo mais qualidade de vida. 
“Estamos muito felizes, porque esses municípios têm crescido muito, e precisam que o ambiente de negócios esteja favorável para que as pessoas se formalizem, para que os negócios cresçam e a geração de riqueza se concentre aqui nessa região”, declarou Leal. 
Ao fim da cerimônia, foram entregues aos municípios os dados preliminares de cada cidade, ideias para o plano de governo de desenvolvimento econômico do município e protocolos contra o Covid-19 para a retomada econômica municipal.

 

Municípios contemplados

A iniciativa do Cidade Empreendedora alcança 53 municípios e vai impactar em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

As cidades beneficiadas são: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Porto Franco, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »