MENU

14/05/2024 às 18h56min - Atualizada em 14/05/2024 às 19h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Inteligência Artificial 

O Ministério Público Federal (MPF) enviou à Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA), do Senado Federal, estudo que analisa e apresenta uma série de sugestões ao projeto de lei que pretende regular o uso das ferramentas de IA no país. Produzido pelo Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e da Comunicação (GT-TIC) da Câmara de Ordem Econômica e Consumidor do MPF (3CCR), o documento sugere que a regulamentação defina a Política Nacional de Inteligência Artificial no Brasil, com um Conselho Nacional, integrado por representantes do setor público, sociedade, setor privado e setor acadêmico. Ao todo, foram apresentadas 12 propostas ao texto do substitutivo, elaboradas a partir da análise das normas internacionais sobre o tema e das leis nacionais que regulam outras atividades sensíveis, como energia nuclear, biossegurança, meio ambiente e proteção de dados. No estudo, o MPF lembra que o mundo vive um momento de acelerada expansão do uso da inteligência artificial em serviços, o que traz benefícios para os usuários e inúmeros riscos e dificuldades. O cenário impõe aos países o desafio de regular a matéria de modo a proteger os direitos das pessoas e assegurar o desenvolvimento sustentável dos países e sociedades, sem reproduzir males existentes nas relações humanas, opressão e desigualdades. O MPF lembra que o aprendizado das ferramentas de IA não ocorre sozinho, mas está baseado em informações fornecidas por indivíduos, que podem acabar reproduzindo preconceitos e discriminações ao alimentar os bancos de dados. Assim, a lei deve prever mecanismos de garantia não só dos direitos das pessoas (como os direitos de personalidade), mas também de proteção da sociedade, com ênfase na defesa dos direitos fundamentais, do processo democrático e lisura das eleições. 
 

Apoio

Em Imperatriz, o partido Mobiliza apoia a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Josivaldo JP (PSD). A informação foi dada pelo presidente do diretório estadual do Mobiliza, Hilton Gonçalo, ao comentar que a sigla participará em 70 cidades das disputas pelas vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador. Além de Imperatriz, o partido apoiará candidato em Timon (Dinair Veloso); em Caxias (Paulo Marinho Júnior); Pinheiro (André da Ralpnet); e Pastos Bons (Enoque Mota).
 

Será ?

O pré-candidato Josivaldo JP ainda não se manifestou sobre escolha de nome para compor a chapa como candidato a vice-prefeito. Porém, especula-se que o seu companheiro de chapa poderá ser o médico Daniel Fiim, que foi candidato a prefeito em 2020 e obteve 9.915 votos (7,54%), ficando em sexto lugar. Em 2018 foi candidato a deputado federal, obtendo 22.400 votos (0,68%). Ele é filiado ao Mobiliza.
 

E…

Além de Daniel Fiim, há outros nomes sendo especulados para vice de Josivaldo JP, entre eles Bruna Costa, esposa do deputado estadual Eric Costa, ex-prefeito de Barra do Corda. Ela também é filiada ao Mobiliza.
 

Ex-vereadores

Já passa de 15 o número de ex-vereadores que tentarão retornar ao Palácio Dorgival Pinheiro nas eleições 2024. São eles: Zé Carlos Soares, Zé do Crea, Esmerahdson de Pinho, Helena Aires, Irmã Telma, Maura Barroso, José Trajano, Ditola, Pedro Gomes, Enoc Serafim, Fidélis Uchoa, Richard Wagner, Demar Fiim,   Sargento Adelino e Adonilson.
 

Filhos

Também há vários pré-candidatos filhos de ex-vereadores. Entre eles o já vereador Adhemar Freitas Jr, o ex-vereador Esmeradson de Pinho, Jorgiana e Ryan. Ela é filha de Toinho da Boca da Mata e Ryan filho de Roberto da Estrada do Arroz, que faleceu vítima de acidente na BR-010, ocorrido em 30 de dezembro de 2013.
 

Pagamento 

Os professores da rede pública estadual começam a receber nesta quarta-feira, 15, o pagamento dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). De acordo com anúncio feito pelo governador Carlos Brandão, o cronograma de pagamento é o seguinte: - 15/05: pagamento para os professores ativos; 17/05: professores aposentados; e 20/05: professores desligados, pensionistas e herdeiros.
Link
Leia Também »
Comentários »