MENU

04/11/2023 às 00h00min - Atualizada em 04/11/2023 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

QUEM ANDA PARA TRÁS É CARANGUEJO 

Começaria esta matéria introduzindo esse estribilho [bordão] para aludir de que políticos quando não tem nada a fazer para acudir o Brasil a crescer...

...se apresenta no cenário como verdadeiros retrógrados, ou melhor, impondo que o meio de transporte [obsoleto] volte atuar como antigamente… como o protótipo do “pau-de-arara” em áreas sazonais [época].

Isso só acontece em certas regiões do nordeste. Onde tem mais analfabetos, pobres lascados, correndo atrás de santo para receber milagres investidos e influenciado pelos verdadeiros “fingidores com mandatos”, conduta e de comportamento com gesto simplório e aproveitador.
 
São fanáticos torcedores do atraso para que parcelas da população continuem sem saber ler e nem escrever; para encurralá-los e dominá-los com suas hipocrisias doutrinarias da velha política do tomá-la-dá-cá... como verdadeiras crias.

Lembram-se daquele deputado federal que ficou conhecido nacionalmente pelo escândalo do dinheiro na “cueca”?.. Povo tem memória curta… por isso acontece.

Ele é um dos que estão trabalhando para que o povo do interior e do sertão seja transportado nos caminhões “pau-de-arara” como se carrega mercadorias e animais... alegando que esse procedimento de 1950 nos agrestes nordestinos é acervo cultural religioso e amado pelos provincianos.

É o mesmo que foi contra a continuação da transposição do Rio São Francisco; o retroceder dele [autor], favorável, de que se cave-poço-cacimba para abastecimento como atenuante; e que os carros pipas voltem a fornecer água potável para o governo pagar para as empresas transportadoras do produto H2[0].

Como seja, legislando em causa própria...

O tempo é a duração de fatos... a evolução um melhor padrão de vida...é o que eles não querem.

O estigma do capitão cueca... se o povo tem fome, que comam ossos.

Essa personagem crítica, por iniciativa, vive num bem bom; ar-condicionado, viajando de avião pago pelo contribuinte; com auxílios para todas as espécies para ter um status de deputado federal.

Em contrapartida,

Insistindo que os analfabetos e pobres das regiões mais miseráveis do nordeste volte a andar de caminhão “pau-de-arara”, com a estapafúrdia alusão de que romaria é a cara e o espelho dos sofridos peregrinos religiosos em busca do impossível… do prodígio! Coisa surpreendente.
 
E o pior. Foi endossado pelo seu autodidata “de si mesmo” mandatário nacional; para que o povo volte sim a usar esse meio de transporte e conduzindo os artefatos para suas utilidades, como pinico, abano como leque, frito de bofe seco, cabaça com água para beber e sabugo de milho se necessário for para suas imprevistas evacuações de dores de barriga.

É andar para trás! É sorumbático essa figura pública!… Abismem!

Não ter qualidades e habilidades suficientes para se destacar naquilo para que foi eleito, talvez, para trazer condições favoráveis de ir e vir para seus fiéis patrícios dominados e convencidos pela ignorância.

Atropela o Código de Trânsito Brasileiro… Art.1º - O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, rege-se este Código.

Eh, Deputado!...

Consolidar uma tradição centenária é um ato mais do que louvável.

Acrescentando para que suas comemorações, visitas e promessas; dando-lhes a esses seguidores estradas confiáveis, transportes seguros, hospedagem dignas... e, não, compartilhar seu desejo antiquado, caduco, mofado pelo tempo.

Em pleno andamento do século XXI...

Transformação é a lei natural da vida... o gesto do atraso azeda a sobrevivência e a expectativa do bem-estar.

Em lugar de usar esses pensamentos opostos à evolução tradicional... projete construir alojamentos albergues e abrigos permanentes com estruturas para que os romeiros e/ou visitantes de baixa renda que possa deleitar de suas crenças em visitação ao seu “santo” e “obreiro” predileto.

(...) Quem pensa pequeno, não imagina o prazer de ser grande.

A pobreza continua se alastrando; pelo visto, sem nenhuma preocupação dos governantes atuais, sem nenhuma manifestação pode ser vista de positivo.

Cadê a mobilização para combater à fome; segurança alimentar e nutricional?

Nada impede que o Brasil invista mais em educação..., mas estar é fechando.... ex: colégios militares... ideia muito ruim, ou não muito inteligente.

O certo seria respeitar as leis, exigir apuração, ter serenidade, exercitar à cidadania ou sempre seremos vítimas de um poder público que há tempo virou as costas para a população.

Mas, tenho que dizer, modéstia à parte, aos meus leitores... isso é um deboche contra a segurança, higiene, confiança, garantia, salvaguardar as pessoas incultas do perigo e riscos insinuados.

Como se fosse um trasladado de flagelados conduzidos numa armação de madeira com grades e bancos onde o humano se acomoda os troncos os cotovelos e os joelhos como transeuntes maltratados até aos itinerários ilusoriamente sagrados.

Grande projeto...

Desse deputado cearense, rezingueiro, que se especializou em complicar situações ou em causar constrangimento.... o uso do pinico [sic], como sanitário do interior e companheiro de viagem... é de lascar!

Moço! Esses artefatos, de cujo uso ou função se perdeu ao longo da história... Acorde, Deputado!... Ideia presa num passado que não volta mais.

                                                                        Um Dia, Deus lhe dará Sabedoria.
Link
Leia Também »
Comentários »