MENU

23/08/2023 às 00h00min - Atualizada em 23/08/2023 às 00h00min

Linha de Fundo

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA é responsável pelas editorias de Polícia e Esportes

 
AGENDA DE HOJE
 
Copa Libertadores da América – Quartas de final – ida

21h30 – Boca Juniors x Racing – La Bombonera
21h30 – D. Pereira x Palmeiras – Hernãn Ramirez Villegas

Copa Sul-Americana – Quartas de Final – ida
19h00 – Botafogo x Defensa y Justicia – Nilton Santos

 

ABSURDO

A desorganização na Federação Maranhense de Futebol (FMF) é total. É um verdadeiro absurdo a Federação ter de adiar o início de uma competição, por falta de local para realizar os jogos. E outra, ninguém sabe a troco de que, a FMF inventou essa tal de pré-série B, um outro absurdo, criado para onerar os clubes, que já andam capengando sem um centavo nos cofres, obrigando os dirigentes meterem a mão no bolso e nesse caso, sem necessidade, porque ninguém sabe para que serve essa pré-copa. A FMF está abandonada, porque o presidente foi trabalhar na CBF. Outro absurdo.
 

SELETIVO

Para um futebol profissional como o nosso, cuja federação só exige, não ajuda em nada, não tinha necessidade dessa tal pré-série B. O próprio Campeonato Maranhense da Série B serviria de seletivo, como é a Série A. Mas ao invés disso, criaram essa tal de pré-série B, que é a antiga série C, outra aberração criada pelo Hans Nina. Antes, não tinha isso e o futebol maranhense era mais movimentado. Tá na hora dos dirigentes de clubes pensarem em uma peneirada na FMF.
 

BOTANDO BANCA

Informaram à coluna que o goleiro Jean está botando banca para voltar ao Cavalo de Aço e teria exigido um monte de coisa. O executivo de Futebol do Cavalo de Aço, Diego Martins, diante da situação, já está negociando com outro goleiro, além de ter fechado com Luan, que já vinha treinando. O time tem apenas um goleiro (Luan), já que o garoto Gustavo, da base, está somente treinando por enquanto. Jean não quis voltar ao clube que o projetou, para ajudar voltar à primeira divisão. É de se lamentar.
 

RACISMO

Libertadores e Sul-Americana, que entram hoje em suas fases decisivas, tiveram crescimento nas denúncias de racismo: o número de casos analisados é 50% em relação ao ano anterior. Um levantamento do Observatório do Racismo aponta que 18 casos de denúncia de racismo ocorreram em partidas de competições continentais até agora em 2023. Em todo o ano de 2022 foram 12 casos. Os últimos dois anos também tiveram uma explosão de casos: entre 2014 e 2021, foram registrados 39 casos, enquanto só em 2022 e 2023, o número chega a 30, deixando clara uma curva acentuada de crescimento. Temos um crescimento de denúncias de racismo em competições sul-americanas principalmente ligadas a jogadores brasileiros. Isso se dá pelo debate que fazemos no Brasil. Se olharmos para o futebol brasileiro, as denúncias também aumentaram.
 

IMPUNIDADE

Um dos fatores apontados como motivos para o crescimento nos casos de racismo é a impunidade: segundo os números do Observatório do Racismo, em 51 denúncias feitas entre 2014 e 2022, apenas 15 casos foram julgados e punidos. Em 2023, dos 18 casos, apenas oito foram julgados, com envolvidos punidos. Toda vez que temos um caso de racismo num estádio de futebol com torcedores identificados mas sem punição, a mensagem que a gente percebe é que os racistas que vão para o estádio sabem que nada vai acontecer. A mudança que temos hoje é o torcedor brasileiro identificando isso e fazendo com que os racistas sejam presos quando o crime acontece no Brasil. Isso muda o comportamento e vemos mais denúncias. Mas, se não se pune o infrator, as pessoas acham que podem fazer o que quiserem. A impunidade é um dos motivos para os casos aumentarem.
 

SEM CONFLITO

A diretoria da CBF prevê que o calendário de 2024 não tenha conflito entre as Datas Fifa das seleções e os jogos de times brasileiros. Assim, repetiria o que está ocorrendo na atual temporada. Mas há um desafio para encaixar esse cenário: os jogos dos torneios da Conmebol tanto de clubes quanto de seleções nacionais. Na próxima temporada, haverá uma Copa América, nos EUA, de junho a julho. Há ainda jogos duplos de eliminatórias em setembro, outubro e novembro de 2024. Além disso, a Conmebol tem inflado seus torneios de clubes. Criou um playoff de estreia na Sul-Americana com times que caíram na Libertadores. Isso obrigou a CBF a remanejar datas. A confederação continental também estuda uma competição de clubes com EUA e México.
 

CURTINHAS

A FMF não tá nem aí, se o adiamento vai acarretar mais tempo de gastos para os clubes***Ela resolvendo a situação dela, que se dane os clubes***Além de não ajudar em nada, ainda acarreta gastos desnecessários, como é essa competição pré-série B***Nessa competição inclusive, a FMF está passando por cima do que determina o Estatuto do Torcedor, que não podem disputar uma competição no mesmo ano do acesso***O campeão e o vice da malfadada pré-serie B desse ano, por exemplo, só poderiam disputar a série B em 2024***Palmeiras enfrenta hoje Deportivo Pereira, pelas quartas de final da Libertadores***Teoricamente um time que não deve assustar o Palmeiras, mas por outro lado, tem de ser respeitado porque não chegou às quartas de final por acaso***Já o Botafogo recebe o Defensor Y Justicia, pelas quartas de final da Sul-Americana***Aí, a parada é mais federal e o Botafogo tem de ter cuidado***Amanhã, tem mais Libertadores e Sul-Americana.
Link
Leia Também »
Comentários »