MENU

10/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Prestar contas

Faltam 22 dias para as eleições 2022. A partir de ontem (9) até 13 de setembro, os partidos, as coligações, as candidatas e os candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), a prestação de contas parcial, constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha (16 de agosto) até 8 de setembro. Com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), partidos, coligações, candidatas e candidatos passaram a ser obrigados a informar à Justiça Eleitoral o recebimento de doações em dinheiro em até 72 horas contadas do seu recebimento. Já os relatórios discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), os recursos financeiros e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados, devem ser enviados em dois momentos: até 13 de setembro (prestação parcial) e 30 dias após o pleito (prestação final). A prestação de contas parcial deve conter, cumulativamente: a indicação dos nomes, do CPF das pessoas físicas doadoras ou do CNPJ dos partidos políticos ou das candidatas ou dos candidatos doadoras ou doadores; a especificação dos respectivos valores doados; a identificação dos gastos realizados, com detalhamento das fornecedoras ou dos fornecedores; a indicação da advogada ou do advogado. A não apresentação da prestação de contas no prazo fixado em lei ou a entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos pode caracterizar infração grave, a ser apurada na ocasião do julgamento da prestação de contas final.

Bolsonaro 

Como estava previsto, o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), desembarcou em Imperatriz antes das 12h e do aeroporto saiu em motociata até a região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Parou em Axixá, onde fez um breve discurso, e seguiu para Araguatins, na divisa com o Pará, onde houve um ato com candidatos tocantinenses. Muitos motoqueiros de Imperatriz acompanharam o candidato. 

Recuada 

Enquanto Roseana Sarney (MDB) não mostra a cara na campanha do governador Carlos Brandão (PSB), membros do seu grupo estão engajados na luta do candidato à reeleição.

Retrovisor quebrado?

– A oligarquia está mais viva do que nunca. Se o Maranhão não se livrar dela, não cresce de jeito nenhum”. A frase é do candidato a governador Simplício Araújo (Solidariedade). Se ele está ser referindo, também, ao grupo do ex-governador Flávio Dino (PSB), Simplício já deve ter se esquecido que passou 7 anos como secretário de Indústria e Comércio exatamente do Governo Dino. E só elogiava, claro. Vale lembrar que a família Sarney está há oito anos fora do comando do Palácio dos Leões, então essa de que a “oligarquia está mais viva do que nunca” só poder ter o grupo Dino como endereço…

Livre e democrático

Durante sessão do Senado em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, desejou que o país siga “livre, democrático e como potência universal”. Destacou “gratidão plena” ao Brasil por ter sido incansável e corajoso no seu processo de Independência.

Números da pandemia

Boletim divulgado nesta sexta-feira, 09, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), registrou 55 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já são 26.822 casos. Os leitos de UTI e clínicos continuam todos desocupados. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas no estado. Já ocorreram 10.988 mortes.
Link
Leia Também »
Comentários »