Calçadas

O objetivo é válido: tornar nossas calçadas acessíveis para todos e não um sobe e desce como é hoje. Mas resta saber como será feito em relação ao que já existe, já que para o futuro a fiscalização irá exigir que seja cumprido o código de postura. É claro que haverá resistência, pois todos somos sabedores que a população não gosta de seguir regras quando se trata de organização, como trânsito, estacionamento e de ambulantes. Lembro-me que na época do então prefeito Davi, o secretário Damião Benício ainda tentou iniciar a padronização quebrando calçadas, mas as fortes críticas o fizeram parar a iniciativa, pois reclamaram muito.

Maranhão

Um erro estratégico quando da sua criação foi corrigido esta semana pela Marinha do Brasil ao transferir para a área de abrangência da Capitania dos Portos do Maranhão a Agência Fluvial de Imperatriz, até então subordinada à Capitania do Tocantins, com sede em Brasília. Assim sendo, a agência passa a integrar o comando do 4º Distrito Naval, que tem sede em Belém-PA.

Candidato

O jovem advogado Bruno Oliveira desponta como candidato à presidência da OAB de Imperatriz e já conta com fortes apoiadores, entre eles o atual presidente da subseção. Para quem não sabe, Bruno é filho do empresário Newton Oliveira, que por muitos anos foi presidente do antigo Juçara Clube, hoje depósito do grupo Mateus.

Em tempo

Foi na gestão Newton Oliveira, mais conhecido como Camisão, que o clube promoveu shows inesquecíveis, entre eles o de Gal Costa, bem diferente da atualidade, em que só há shows bregas confundidos com sertanejos e forrós, e não os são, andam é longe de forró e sertanejo.

Indultos

Todas as vezes que presos são liberados por indultos, aumenta o índice de violência, com a prática de assaltos, homicídios e estupros. E, no mínimo, cerca de 60 indultados aproveitam para fugir e não retornam para as celas. Por determinação judicial, 695 estarão livres a partir das 9h de hoje e deverão retornar somente no dia 15, terça-feira da próxima semana.

Favorecer

O objetivo da medida é favorecer os internos de bom comportamento para que possam passar o Dia das Mães com seus familiares, conforme decisão do juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da capital, Márcio Castro Brandão. Nos últimos três anos, são mais de 200 detentos que, após o prazo estabelecido para o retorno, fugiram e caíram na prática do crime. Outros cometeram delitos graves logo no primeiro dia do benefício. A maioria, é bem verdade, se comportou bem do lado de fora e voltou a cumprir o restante de suas penas.

Apreensão

Restando cinco meses para a realização do pleito de 2018, o governador Flávio Dino, do PCdoB, mudou e decidiu diminuir o ímpeto de sua gestão na arrecadação descontrolada por meio da apreensão de veículos com débito de taxas de licenciamento no Maranhão. De acordo com anúncio feito pelo líder do Palácio dos Leões na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (DEM), nessa terça-feira, 8, o comunista pretende disciplinar, por meio de decreto, a atuação do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) - antes batizada por Dino como Companhia de Polícia Rodoviária Militar Independente (CPRV-Ind), gerando gastos que podem ter lesado o erário com plotagem de carros e motos oficiais, fardamentos, fachada e sinalização da sede da unidade.

Continuam

"As fiscalizações vão existir, só que houve um ponto de modificação importante: o governo vai priorizar a educação no trânsito", justificou Cafeteira. Uma pergunta: e os que perderam seus veículos nas apreensões e leilões?

Vestibular

Prosseguem abertas as inscrições para mais um vestibular Fest e agora com uma grande novidade: o curso de Psicologia, devidamente reconhecido pelo MEC e que os candidatos terão descontos na inscrição. Sem falar nos cursos de Direito, Teologia, Economia e Pedagogia. Vai até o dia 19 de maio, portanto apressem-se e iniciem sua formação profissional.