Vox Populi

Contratado pela agência Jakarta Publicidade, o instituto Vox Populi realiza pesquisa eleitoral no Maranhão para medir a disputa ao Governo do Estado se a eleição, que será em 2018, fosse hoje. A apresentação dos números será feita em entrevista na segunda-feira, dia 4 de dezembro, mas agentes do governo comunista já adiantam que Flávio Dino virá com 36% contra 26% dados para Roseana Sarney e 14% para Eduardo Braide, para falar dos três primeiros colocados.

Diferente

A divulgação da pesquisa vai ocorrer fora dos padrões normais. Os envelopes serão abertos durante a entrevista coletiva, que será concedida por Janderson Pereira Ladin 
e sua sócia Kátia Rodrigues dos Santos. Eles querem mostrar a transparência nos resultados, mas o fato de governistas alardearem números compromete o trabalho, se o cenário for o antecipado.

A propósito

Apesar da chiadeira de alguns inconformados com os números das pesquisas que estão sendo divulgadas, por enquanto todas podem fazer e divulgar sem problema. Só que, a partir de primeiro de janeiro, qualquer pesquisa para ser divulgada vai precisar ter o registro na Justiça Eleitoral com o mínimo de informações exigidas pela legislação.

Única

Apesar de ser chapa única, serão necessários 50 por cento dos votos dos associados do Sindicato Rural de Imperatriz para validar a eleição dos candidatos Armelindo Ferrari e José Mesquita, presidente e vice, respectivamente. Portanto, os sócios quites com suas obrigações no Sinrural devem comparecer e exercerem o direito ao voto.

Comando

O novo comandante da Companhia Independente da Polícia Militar de Açailândia é o tenente coronel Diniz. Sua posse ocorreu na quarta-feira. Em tempo: dentro das promoções por merecimento e antiguidades na corporação, o pastor capelão da PM, capitão Raul Cavalcanti, foi promovido a major.

Sebrae

Estudantes universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Ceuma participam, nos dias 01 e 02 de dezembro, no Centro de Convenções, em Imperatriz, da primeira edição do Sebrae Experience. A ação é uma realização do Sebrae Maranhão, por meio de sua Unidade Regional em Imperatriz, em parceria com a Universidade Ceuma. As atividades serão realizadas dentro da programação do Encontro Maranhense de Jovens Empresários (EMJE).

Experience

O Sebrae Experience visa despertar nos estudantes universitários, o espírito empreendedor, elevar sua criatividade, a inovação e estimulá-los ao desenvolvimento de ideias de negócios. Durante dois dias intensivos, os universitários vivenciarão os passos para modelagem de negócios e irão experimentar o processo de criação de um projeto, utilizando as ferramentas visuais para sua construção, Design Thinking e Canvas.

Turismo

De acordo com levantamento da agência online de turismo ViajaNet, o Nordeste é a região com maior procura por passagens aéreas entre as dez grandes cidades brasileiras mais buscadas pelos viajantes. Ainda de acordo com a pesquisa, Recife (PE) ficou em 2º lugar no ranking dos TOP 10, passando à frente do Rio de Janeiro, destino que, ao menos nos três últimos anos, esteve na vice-liderança. Outros destinos nordestinos mais procurados são Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Maceió (AL).

Faculdades

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última segunda-feira (27), o ciclo de avaliação do ensino superior brasileiro referente ao ano de 2016.

Satisfatórias

Das 2.132 instituições de ensino avaliadas, 307 são consideradas insatisfatórias pelo MEC. O Maranhão possui quatro faculdades na lista das piores instituições, das 31 avaliadas no estado. Para estabelecer o ranking, é levado em consideração o IGC, Índice Geral de Cursos, que vai de 1 a 5. São consideradas insuficientes as instituições que possuem nota menor que 3.

Aprovadas

Entre as faculdades de Imperatriz aprovadas estão Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Faculdade Pitágoras e Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). Todas com nota 3, de acordo com a pesquisas.