MENU

12/08/2021 às 19h58min - Atualizada em 12/08/2021 às 19h58min

Projeto que visa debater políticas públicas de prevenção às drogas é apresentado em Tribuna Popular na Câmara

Karoline Tragante
Sandro Barbosa na Tribuna Popular - Foto: Fábio Barbosa
 
Com o foco em fortalecer as políticas públicas de combate ao uso de drogas, a Tribuna Popular da Câmara Municipal recebeu o assessor de Relações Institucionais da Associação dos Funcionários da Justiça do Estado do Maranhão (Afujema) , Sandro Barbosa, para apresentar os projetos desenvolvidos pela entidade e que contam com o apoio de diversas instituições do Estado.

Um dos projetos apresentados, é o “Semeando vidas: da infância para a vida toda, porque droga mata”, que será oficialmente apresentado em Imperatriz no próximo dia 16 de agosto e, que busca promover nas escolas o debate sobre o consumo de drogas e construir ações que fortaleçam as políticas públicas antidrogas.

Entre as atividades proporciona das pelo projeto, estão ciclos de palestras, distribuição de cartilhas, blitz, feiras de saúde e outras atividades executadas em parceria com todo o Sistema Judiciário. De acordo com Sandro Barbosa, o projeto possibilita a formação de multiplicadores e executores das ações de combate às drogas.

“ A única coisa certa sobre as drogas é a necessidade de haver informação de qualidade e desvinculada da moral, do poder econômico e das forças políticas. Por isso, o projeto da associação tem como principal objetivo trazer para os municípios, para a sociedade, a oportunidade de aplicar um projeto pedagógico de atividades para a criação de uma cultura de prevenção às drogas nas escolas municipais e estaduais”, explicou Barbosa.

 Para reforçar a preocupação da Casa Legislativa com o tema, a 1ª secretária, vereadora Cláudia Batista (PTB), realizou a leitura de um resumo das Leis Ordinárias já desenvolvidas pelos parlamentares de Imperatriz, como a Lei 1.676/2017 que estabelece diretrizes para a criação do Conselho Escolar sobre drogas em todos os estabelecimentos de ensino do município.

 “ As pessoas precisam estar mais bem informadas sobre este assunto e, por mais que tenhamos desenvolvido diversos projetos relacionados ao tema, precisamos trabalhar e discutir cada vez mais sobre políticas de conscientização”, frisou Cláudia.

 O vereador Fábio Hernandez (PP) reforçou a necessidade de destinação de verbas para possibilitar a execução de um melhor atendimento, por exemplo, para aqueles que precisam de um tratamento adequado para combater o vício.
  Algumas demandas da sociedade precisam ser incluídas numa PPA, para que exista dotação orçamentária para o município poder executar projetos tão valorosos como o apresentado”, explicou Hernandez.

 O vereador Rogério Avelino propôs a criação do Conselho Municipal sobre as Drogas e solicitou o apoio da entidade para a formulação de um Projeto de Lei que possa tornar a ideia realidade em Imperatriz.

 “ Participei do Encontro Nacional dos Vereadores e esse tema foi abordado em diversas palestras e reforça a necessidade do debate com a nossa sociedade, porque é um assunto muito complexo e que precisa de diálogo”, afirmou Avelino.
 Participam do debate, também, o vereador Flamarion Amaral (PCdoB) e o presidente da Casa, Alberto Sousa (PDT), ambos reforçando a necessidade de colocar em prática as ideias debatidas na Casa e a proposta do vereador Rogério Avelino.

 PARCEIROS APOIADORES - As entidade estaduais apoiadoras do projeto são: Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública, Superintendência Regional Departamento de Polícia Federal, Superintendência Regional Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Maranhão, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Polícia Civil, SENARC-Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico, Associação dos Magistrados do Estado do Maranhão (AMMA), Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Maranhão (ADEPOL), REMADD – Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas, entre outras.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »