MENU

16/07/2021 às 12h06min - Atualizada em 16/07/2021 às 12h06min

Solenidade celebra 5 anos de serviços da UPA São José

Evento teve bolo de aniversário, parabéns e um café da manhã para convidados e funcionários

João Rodrigues
Ascom/Secretaria de Saúde
A solenidade de aniversario de cinco anos da UPA São José foi bastante prestigiada. (Foto: Maria Almeida)

  
A programação dos 169 anos de Imperatriz foi marcada nesta quinta-feira, 15, por comemorações alusivas ao quinto aniversário de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento do bairro São José, UPA São José. A solenidade teve bolo de aniversário, parabéns e um café da manhã para os convidados e funcionários.

Localizada estrategicamente no bairro São José, ao lado da Unidade Básica de Saúde, oferece atendimentos de média e alta complexidade e ala Covid-19, na região do grande Santa Rita, composta por aproximadamente 20 bairros e mais de 50 mil moradores.

“A UPA atende muitas pessoas desta região, evitando que elas se desloquem ao centro para serem atendidas. Então temos aqui a clínica médica, pediatria, uma sala amarela para estabilizar o paciente e toda a estrutura para atender média e alta complexidade. A ala é exclusiva para pacientes de Covid-19, que apresentarem sintomas de moderados a graves”, destacou a diretora Jordana Sousa Nunes.

Ela ressaltou que o aniversário da unidade vem em um bom momento, em que os números de casos de infectados e mortes pela Covid-19 reduziram bastante, e aproveitou para parabenizar os servidores pelo trabalho desenvolvido, principalmente, no período da pandemia.

A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social,Sedes, Janaína Ramos esteve presente no evento, oportunidade em que disse em discurso que “a data desperta um misto de alegria, gratidão e sentimento de que temos muito a fazer, mas a alegria no nosso coração é de que hoje esta casa de saúde tem feito muito pela população de Imperatriz e região tocantina”. Ela também destacou o testemunho de um ex-paciente como um exemplo do bom trabalho que a UPA São José vem realizando.

O morador em Imperatriz há 54 anos, o aposentado José Reis, disse que foi infectado pela Covid-19 juntamente com sua esposa e “abaixo de Deus, foi a UPA São José quem o livrou da morte, pois tive bom atendimento aqui e me levaram para o Hospital de Campanha, foi uma maravilha. Graças a Deus não faltou nada e estou aqui contando a história firme e forte, falando das graças de Deus e agradecendo o pessoal que me acolheu aqui”.

A moradora do bairro Bonsucesso Kátia Cilene Silva também parabenizou a unidade pelos serviços prestados e disse que procurou muitas vezes a UPA São José e foi bem atendida.

Representando o prefeito Assis Ramos, o vice-prefeito Alcemir Costa disse que o momento é de festejar pelo aniversário da unidade. “Aqui no grande Santa Rita temos mais de vinte bairros, uma médica de 50 mil pessoas e principalmente neste momento difícil,de pandemia, ter esta unidade de saúde para atender essa região é muito importante”, frisou Alcemir Costa.

A secretária de saúde, Mariana Jales, parabenizou os servidores pelo trabalho desenvolvido que ajudou a salvar muitas vidas. Ela ressaltou que a UPA São José realiza diversos atendimentos, mas sua importância foi ainda maior com a pandemia da Covid-19.

“Hoje é momento de alegria. Ao longo destes anos já tivemos muitas conquistas, enfrentamos também dificuldades e desafios, mas acima de tudo, salvamos muitas vidas. Hoje, graças ao empenho do nosso prefeito Assis Ramos temos UPA autônoma, habilitada junto ao Ministério da Saúde e que tem prestado um papel importantíssimo à população, especialmente aos moradores do bairro São José e região do grande Santa Rita, que somam 50 mil habitantes”, disse.

A titular da Semus observou os últimos dois anos foram difíceis. “No pico, muitos profissionais ficaram angustiados, cansados e às vezes tristes, mas lutamos bravamente e quero aqui externar a minha eterna gratidão a vocês profissionais que estão conosco todos os dias e que se doam ao máximo. São cinco anos de trabalho árduo, o que resultou em mais de dois milhões de atendimentos de satisfação”, concluiu.

Autoridades presentes

Além das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, prestigiaram o evento o vice-prefeito Alcemir Costa, Alair Firmiano (Administração), Eduardo Soares (Governo) e os vereadores René Sousa, António Pimentel e lideranças comunitárias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »