MENU

30/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 30/03/2021 às 00h00min

Roberto Rocha é o parlamentar maranhense que mais destinou recursos para a UFMA

O reconhecimento é do reitor Natalino Salgado ontem, durante assinatura da ordem de serviço do novo prédio daquela instituição de ensino, em Imperatriz

Assessoria
Roberto Rocha: “Estou fazendo minha obrigação” - Foto: Divulgação
As obsoletas salas de aula de madeira do Centro de Ciência Sociais, Saúde e Tecnologia – CCSST do campus da Universidade Federal do Maranhão-UFMA de Imperatriz, darão lugar a uma moderna estrutura arquitetônica que abrigará, não só as 18 novas salas de aula previstas, mas laboratórios, sala de reunião, sala para professores e uma rampa de acesso para pessoas com deficiência. 

Ao todo serão 4.200 metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos. 

Os recursos, da ordem de seis milhões de reais, para a obra estão sendo destinados pelo senador Roberto Rocha (sem partido), que ontem pela manhã, a convite do reitor Natalino Salgado, participou remotamente da solenidade da assinatura da ordem de serviço da obra.

A UFMA de Imperatriz possui duas estruturas. A primeira, que abriga CCSST, localizada no centro da cidade, e a segunda, no bairro Bom Jesus,  onde funcionam os cursos da área de saúde, incluindo o de Medicina.

Há anos que alunos, professores e o pessoal administrativo aguardavam pela realização dessa obra. A estrutura antiga das salas de aula foi condenada por uma equipe técnica e alguns cursos foram transferidos para uma escola estadual da cidade. 

Foi numa visita ao campus  provocada por alguns estudantes, que o senador Roberto Rocha ainda em 2017, vendo a necessidade, destinou quase três milhões de reais para uma intervenção imediata no local. O recurso saiu, mas a reitora da época acabou investindo em outra necessidade daquela instituição. 

Segundo o senador, nessa segunda vez os alunos e professores  terão a certeza de que a obra vai sair com sua ajuda e  pelo compromisso do reitor Natalino  Salgado.

Mesmo sendo virtual o ato , da assinatura da ordem de serviço,  contou com a participação de cerca de cem pessoas, incluindo professores, alunos, pessoal administrativo e alguns convidados.  Além disso, a Assessoria de Comunicação daquela instituição de ensino disponibilizou, em tempo real, o conteúdo nas redes sociais. 

Antes de disponibilizar a palavra o reitor Natalino Salgado fez questão de ressaltar que o senador Roberto Rocha é o parlamentar maranhense que mais já destinou recursos para a Universidade Federal do Maranhão beneficiando não só a capital, mas também os campi do interior. 

Além de recursos para estruturação dos campi, o reitor lembrou dos recursos que Roberto Rocha destinou para equipar o Hospital Universitário, que o colocou na condição de melhor hospital universitário federal do País. “ Agora mesmo estamos implantando um aparelho de ressonância magnética” lembrou o reitor ressaltando que o apoio de Roberto Rocha vem desde o tempo de deputado federal. 

Devido a todas as melhorias recebidas, o  Hospital Universitário Presidente Dutra tem sido uma das trincheiras contra a Covid-19  no Maranhão. 

INTERVENÇÕES - Durante o evento houve várias intervenções. A professora Herly de Sousa Carvalho, do Curso de Pedagogia, se emocionou ao lembrar da luta histórica para reestruturação física do CCSST que agora vai se tornar realidade na gestão do reitor Natalino Salgado. Ela também reconheceu o empenho do senador Roberto Rocha para ajudar a instituição ao lembrar a visita que o parlamentar fez com um grupo de alunos àquela unidade. 

Outro que também destacou o trabalho do senador e do reitor Natalino Salgado foi o ex-prefeito Sebastião Madeira. “Em nome do povo de Imperatriz, só temos a agradecer ao senador Roberto Rocha e ao reitor Natalino por esse olhar por Imperatriz”.

Já o vice-reitor Marcos Fábio, ressaltou que nos 15 anos de Imperatriz tem acompanhado a luta e a resistência do CCSST por melhorias e que há anos que havia essa necessidade, a de um prédio novo.  “ Essa obra vem a atender a um antigo anseio do campus” completou o professor Marco Antônio Ghelen.

“Estou fazendo minha obrigação”. Assim reagiu o senador Roberto Rocha diante do reconhecimento da sua atuação parlamentar pela educação no Maranhão, notadamente em apoio à UFMA e ao IFMA. “Estou fazendo minha obrigação, mas não posso esquecer que nada disso seria possível sem o apoio do presidente Jair Bolsonaro”. 

O parlamentar, além de ressaltar as antigas e novas ações a favor da UFMA aproveitou a oportunidade para fazer uma prestação de conta de outras ações parlamentares, entre elas a luta pela criação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense (UFAMA) e o projeto de Lei 458 que dispõe sobre o regime  Especial de Atualização Patrimonial (REAP)  que se propõe a implementar sem prejuízo ao contribuinte, a arrecadação e distribuição de recursos para Estados e municípios.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »