MENU

06/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 06/03/2021 às 00h00min

Buzuca, vereador, ex-presidente da FCI e do Cavalo de Aço, morre de covid-19, aos 52 anos

Sidney Rodrigues
ASSIMP
Buzuca, um dos grandes nomes do Legislativo Municipal - Foto: Divulgação
Na madrugada desta sexta-feira, 05 de março, os vereadores da Câmara Municipal de Imperatriz foram surpreendidos com a terrível notícia do falecimento de José Carneiro Santos, conhecido em toda a cidade como BUZUCA, vítima de covid-19. Ele chegou a ser transferido para São Luís, mas após uma luta de quase 30 dias, não resistiu. 

Natural de Itaguatins - TO, iniciou sua carreira política em 2004, mas só conseguiu se eleger em 2008. Foi vereador por duas vezes (2009 e 2013) e se consagrou novamente na última eleição para um terceiro mandato. Em 2014 assumiu a presidência do Cavalo de Aço - conquistando o título de campeão maranhense em 2015. 
 
Havia pedido afastamento do cargo de parlamentar no mês de fevereiro, para assumir a presidência da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), o que não foi possível, pois na sequência, teve que ser internado. Estava à frente da Cultura desde 2017 e realizou um belíssimo trabalho nos eventos populares e manifestações culturais do município, principalmente no carnaval. 

Tinha 52 anos, deixa esposa, 3 filhos e uma enorme lacuna tanto na Câmara Municipal como em todos os segmentos que atuava. 

Comerciante, vereador, amante do esporte e da cultura 

Buzuca nasceu em 1968, residia em Imperatriz desde 1985. Trabalhou por 14 anos no setor privado, quando saiu para abrir seu próprio negócio: Venda e distribuição de gás, onde ganhava a vida como comerciante no Bairro Santa Inês. 

Além do comércio, sempre foi envolvido com os meios cultural e esportivo, tanto que desde que assumiu a FCI, vinha recebendo elogios não só de pessoas do município, mas de todo o estado. Deixou seu nome marcado no Time do Imperatriz (Cavalo de Aço), com o título de 2015 e sempre ajudava as escolinhas de base e participava das ‘peladas’ de fim de semana nos campeonatos que aconteciam nos bairros. 

Todos que de alguma forma tiveram contato ou conviveram com sua pessoa, lembram do trabalho baseado no respeito e parceria para as mais diversas situações. Estava sempre pronto a ajudar quem lhe procurava, fosse na área parlamentar, como na cultural ou esportiva.  

O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Alberto Sousa (PDT), deixou uma mensagem ao ex-colega e amigo de longas datas: “Nós, amigos e companheiros de Buzuca, que convivíamos com ele, neste momento de dor e consternação, transmitimos aos familiares nossos mais sinceros sentimentos de pesar pela perda prematura e irremediável desta grande pessoa que só deixou exemplos. Rogamos a Deus que o receba bem e possa dar o conforto necessário a todos.  

Em nome de todo o Legislativo imperatrizense, lamentamos sua morte e lembraremos para sempre de todo o trabalho feito por ele em favor de nossa sociedade”. 

O corpo está sendo transladado para Imperatriz e deverá chegar no início da noite desta sexta-feira. Será feita uma rápida homenagem na frente da CMI em função dos protocolos sanitários.  

O horário da passagem seria decidido pela família. Se ainda no período noturno, ou na manhã do sábado. O presidente da Câmara, Alberto Souza decretou Luto Oficial por 3 dias em sinal de pesar pelo falecimento do vereador.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »