MENU

20/06/2024 às 16h51min - Atualizada em 20/06/2024 às 17h00min

Meu cachorro pode comer as mesmas comidas que eu? Veja os alimentos proibidos

Cores/Comunicações
Foto: Divulgação
 
Hora de comer e, de mansinho, o seu cãopanheirinho chega com aquela carinha de fome ao redor da mesa com esperanças de ganhar mordidas da mesma comida que você. Mas será que pode mesmo? Para a alegria dos pets, é possível! Mas, todo cuidado é pouco e é preciso ficar de olho no que pode e no que não pode fazer bem para o seu bichinho. 

Tudo fica mais seguro com o acompanhamento de um nutrólogo veterinário. De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária da Facimp Wyden, Pâmela Rodrigues, é esse profissional que consegue passar dietas naturais e muito nutritivas para o pet, sem riscos de prejudicá-lo. “Dá sim para montar uma alimentação à base de arroz, carne, ovos e legumes adicionando a suplementação necessária para garantir a saúde do seu aumigo”, afirma.

Pâmela explica que é normal querer oferecer alimentos além da clássica ração. Só que é preciso ficar de olho no que é proibido. “Nem tudo que comemos pode ser oferecido aos cachorrinhos. No topo da lista está o chocolate, que causa intoxicação pela substância teobromina, que eles não conseguem metabolizar e acabam tendo diarréias, vômitos e até chegar a complicações neurológicas”, explica a veterinária. 

Castanhas como a macadâmia, cebolas, abacate, cafés, águas ou outros líquidos com gás e bebidas alcoólicas também não podem chegar nem perto do seu animal. E, sem dúvidas, aposte diariamente nas rações de qualidade. “Já é um alimento pronto e totalmente balanceado para suprir as necessidades nutricionais do seu pet. Hoje, é possível encontrar variedade no mercado, com opções sem transgênicos, sem antioxidantes nem conservantes artificiais e com proteínas de alta qualidade”, finaliza a profissional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »