MENU

28/04/2023 às 22h49min - Atualizada em 28/04/2023 às 22h49min

TonNeves é o novo artista plástico residente

Em exposição: Lágrimas Verdes, o legado

Elson Araújo
Fotos: Divulgação
 
Pelos próximos seis meses o artista plástico José Antônio Neves da Silva, o Tonneves, será o artista residente da galeria do Centro Cultural Tatajauba com a exposição Lágrimas Verdes, o legado, inaugurada no último final de semana com a presença de intelectuais, estudantes e amantes das artes.

A exposição é o resultado de meses de trabalho do artista, cujo tema amazônico tem sido recorrente na sua obra. Antes do Ton, o artista residente foi o também artista plástico Antônio Alexandre de Oliveira, cuja exposição O Alfabeto Hadal, o Centro Cultural Tatajuba abriu oficialmente suas atividades na cidade de Imperatriz, ainda no ano passado.

A apresentação da exposição foi feita pela jornalista e empreendedora social Solanda Steckelberg fundadora do Centro Cultural Tatajuba que fez questão de ressaltar as qualidades e a sensibilidade artística de Tonneves, que é natural de Pedreiras (MA) mas que há anos é radicado em Imperatriz, de onde se projetou artisticamente para o mundo.

Na abertura da exposição o artista foi surpreendido por diversas outras manifestações artísticas, com performances especialmente ensaiadas e executadas, dentro do tema proposto pelas telas.

O acesso à Exposição Lágrimas Verdes, informa a presidente local do Centro Cultural Tatajuba, Iasmim Taynara Lima Silva é gratuito, assim como são todas as atividades da instituição pontuadas pelos cursos, oficinas, a produção e exibição de filmes e as apresentações artísticas.

NOVO APOIO - Agora, segundo a gestora, as atividades do Tatajuba, além do patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura contam também com o apoio da Suzano. Sobre essa parceria a empresa, por meio de sua assessoria, distribuiu recentemente, uma nota na qual o coordenador de desenvolvimento social André Becher, ressalta que “Apoiar iniciativas como essa é uma forma de incentivar e valorizar o trabalho de artistas locais, além de reforçar o nosso compromisso de contribuir com o fortalecimento de projetos que proporcionem experiências transformadoras para a sociedade”

Os portões do Centro Cultural Tatajuba, para a exposição Lágrimas Verdes, o legado, segundo a coordenação, estão abertos para a população, de segunda, a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h, ao meio dia. Já as visitas guiadas, que são aquelas em grupo, a coordenação informa que precisam ser agendadas

O ARTISTA, SEGUNDO O CENTRO CULTURAL TATAJUBA
Um “artista rústico natural”, em que a polidez se revela na sutileza de cada tema pincelado em suas obras, telas que conversam com o espectador sobre as realidades cotidianas. Assim se considera Tonneves, artista plástico maranhense natural de Pedreiras, que veio morar em Imperatriz em 1977.

Impressionista com uma tendência barroca. Na mistura dos dois, Tonneves faz seu estilo próprio. José Antônio Neves da Silva, ou simplesmente Ton, também é conhecido por ministrar cursos e oficinas de pintura. Já comercializou suas obras para uma colecionadora do Japão e, nos anos de 1992 e 1993, conquistou o primeiro lugar no Salão de Arte Contemporânea de Imperatriz, o SACI. Em 1995, participou com cinco telas da Coletiva de Maio, realizada no Convento das Mercês em São Luís.

O ARTISTA, POR ELE MESMO

LÁGRIMAS VERDES

(Tonneves)
Enquanto o Homem derrubava a árvore
Ela respirava para o fortalecer
Seus últimos suspiros antes de morrer

Ela suspirava
Ele transpirava
E não escutava
Ela a gemer

Feria a natureza a golpes de machado
Bruto indecente
Não era inocente e sim o culpado

Tomba sem vida o verde bonito
A macacada aos gritos
Protestam fugindo por verem seu mundo alguém destruindo

O beija-flor azul voou triste e sozinho
Perdeu a companheira que naquela madeira chocava seu ninho

E um grande silêncio envolve a Amazônia
O céu se envergonha
Do que o Homem fez.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »