MENU

04/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 04/12/2020 às 00h00min

Cidade já realizou mais de 50 mil testes da covid-19

Atualmente, exames estão sendo realizados nas unidades básicas Albeny Soares, no Setor Couto, e José Rezende, no Alto Bonito, das 7 às 19 horas

Adriana Santana
Ascom/PMA
Foto: Marcos Filho
Araguaína (TO) = Araguaína ultrapassou os 50 mil testes realizados para diagnóstico da covid-19. Entre a testagem rápida, sorologias e exames de biologia molecular (RT-PCR), o Município chegou a 52.229 procedimentos no último dia 30 de novembro.  

De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, agosto foi o mês que registrou maior número de testes desde que a pandemia começou, até agora, atingindo a marca de 11.642 testes. Em setembro, o número de testagem caiu para 7.132 e em outubro para 3.985. 

“Tivemos uma queda na procura pelos testes da covid nos últimos dois meses, o que confirma a previsão realizada pela Secretaria da Saúde, no início da pandemia, que teríamos uma baixa na curva de casos no segundo semestre do ano, após o mês de agosto”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Eduardo Freitas. 

Procura 
Já em novembro a procura por exames da covid-19 bateu a marca de 2.500 testes. “A oscilação na quantidade de exames e, consequentemente de casos, infelizmente vai ser constante, porque a doença está ativa e apresenta momentos de alta e baixa”, destacou o superintendente. 

Quando buscar pelo exame 
Em caso de aparecimento de sintomas leves, como febre até 38 graus, coriza, espirro e tosse seca, a população deve procurar uma das unidades básicas de saúde (UBS) de referência: Albeny Soares e José Rezende, que continuam atendendo os casos suspeitos. O paciente ainda pode entrar em contato com o médico pelo Telecovid 63 9105-3625. 

Hospital Municipal de Araguaína 
Os pacientes em tratamento da doença estão sendo atendidos no Hospital Municipal, nova unidade covid no município. Localizado no Jardim das Flores, a unidade também fará os primeiros atendimentos de urgência de casos suspeitos e confirmados da doença.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...