MENU

06/04/2023 às 17h40min - Atualizada em 06/04/2023 às 17h40min

“A experiência também conta muito”, declara Bruno Guilherme, presidente da OAB de Imperatriz

Elson Araújo
Bruno Guilherme, presidente da OAB Imperatriz - Foto: Divulgação
“A experiência também conta muito para aqueles que estão na disputa da advocacia pela vaga de desembargador pelo quinto constitucional”. A observação é do advogado Bruno Guilherme, presidente da maior subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, no Maranhão, que é a de Imperatriz, com cerca de três mil advogados.

“Minha convicção é de que quanto mais experiente, não só quanto ao tempo na profissão, mas no viver da advocacia, melhor será a satisfação do direito na composição dos litígios”, completou

Quando perguntado se estava envolvido na campanha para a escolha do próximo desembargador do Maranhão pelo quinto constitucional, ou teria assumido uma postura neutra, o presidente foi incisivo. “O envolvimento se faz necessário, na medida em que a escolha deve recair em um profissional escolhido a várias mãos, uma vez que, verdadeiramente, ele fará jus à representatividade da advocacia”.

Para Bruno Guilherme, foi uma satisfação constatar que ao final do período de inscrições para o certame, dos 37 inscritos, quatro inscrições nasceram no interior do Maranhão, notadamente na Subseção de Imperatriz, hoje presidida por ele.

“São quatro bravos e experientes advogados formados aqui, inscritos aqui, e que acumulam anos de experiência. Não há, como também, sendo daqui, não torcer por eles”, ponderou.

O presidente destacou que como cada advogado poderá votar em até doze candidatos, votará em candidatos de Imperatriz, mas também em nomes da capital.

‘Torço, sobretudo, para que o escolhido seja alguém que viva da advocacia”, concluiu.

Etapas - A primeira etapa do processo de escolha do próximo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, para a vaga constitucionalmente dedicada à advocacia, será no próximo dia 24 de abril quando cada advogado, em dia com a Ordem até 2022, poderá votar para a formação de uma lista inicial de 12 nomes, sendo seis homens e seis mulheres, observando-se também a cota racial, de um negro e uma negra em cada grupo. Dessa lista, sairá a lista sêxtupla, formada pelo Conselheiros da Seccional da OAB, que será encaminhada ao Tribunal de Justiça que dela vai extrair a lista tríplice, de onde sairá o nome do novo desembargador do Maranhão.

Como presidente de uma subseção importante como a de Imperatriz, o advogado declarou que estar entende ser prudente o não envolvimento no processo, mas admitiu a torcida para que o final da escolha recaia sobre um nome da advocacia do interior do Estado.

CANDIDATOS DE IMPERATRIZ HOMOLOGADOS

Alessandra Belfort Braga, Josineile Pedroza, Sidney Robson Costa, Gilson Ramalho de Lima, os advogados de Imperatriz, que representam o interior na eleição para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, tiveram suas candidaturas homologadas pela Comissão Eleitoral do Conselho Seccional da OAB/MA.  A lista , com 37 nomes, foi publicada no último dia 27 e pode ser acessada no endereço disponível em

https://oabmacd.elejaonline.com/tema/paginas/assets/img/pdfs/diario_eletronico_oab_edital_lista.pdf

A relação de Imperatriz é formada por quatro experientes advogados, com uma média de 20 anos de efetivo exercício advocatício. Destes, apenas o ex-procurador geral do município (2008-2016), Gilson Ramalho, na disputa de 2013 chegou a integrar a lista sêxtupla encaminhada pelo Conselho Seccional para o Tribunal de Justiça, de onde saiu a lista tríplice encaminhada para a então governadora Roseana Sarney, que na época nomeou o advogado Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »