MENU

05/04/2023 às 21h13min - Atualizada em 05/04/2023 às 21h13min

Novo site da Prefeitura de Araguaína é integrado ao gov.br e ganha assistente virtual, a Iara

Iara foi criada por software de Inteligência artificial e vai auxiliar o usuário

Assessoria
A assistente virtual foi apresentada no evento de Brasília e passará ainda por alguns ajustes - Foto: Marcos Sandes/Ascom
 
Lançado nesta quarta-feira, 5 de abril, o novo portal do Município de Araguaína (https://www.araguaina.to.gov.br/) é integrado à plataforma gov.br, do Governo Federal, e tem a mesma concepção. Esse sistema, inclusive, foi destaque na 24ª Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília, entre os dias 27 e 30 de março.

A marcha teve uma feira com dezenas de expositores e vários prefeitos se aproximavam. No estande da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa de suporte de tecnologia que há mais de cinco décadas presta serviço para o Governo Federal, Araguaína foi mostrada como referência e case de sucesso.

“Nós lançamos uma plataforma agora com foco nos municípios que é a plataforma cidades.gov.br. A intenção é levar a mesma experiência do gov.br aos municípios e Araguaína foi o primeiro município a fazer a adesão da plataforma. Como Araguaína sempre tem andando na frente na parceria conosco, fizemos o convite para que o município fosse o nosso projeto piloto”, destacou a gerente da Serpro, Dulcimara Delfes.

Para o secretário da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, Fabiano Souza, a interligação de sistemas e plataformas com o Governo Federal é mais um trabalho da Prefeitura em prol da desburocratização e da agilidade do serviço público. “Quanto menos burocracia, mais ágil os processos, mais o cidadão vai ficar satisfeito, mais o município economiza e mais fácil fica atrair investimentos para melhorar a cidade”, destacou.

Além das soluções integradas, um dos destaques é a assistente virtual Iara, que tem o objetivo de facilitar a comunicação entre a Prefeitura e o usuário.

“Aqui os principais assuntos, como por exemplo o IPTU, Saúde, Bolsa Família (têm atenção), e dessa forma o cidadão pode encaminhar uma consulta médica ou outro serviço”, explicou.

A Iara foi criada por software de Inteligência artificial, ou seja, 100% concebida por computador. A assistente virtual foi apresentada no evento de Brasília e passará ainda por alguns ajustes antes de ficar disponível no novo site.

Destaque por todo Brasil
Recentemente, Araguaína também foi destaque em feira de tecnologia nacional realizada em Curitiba. “Estamos num intenso processo de transformação digital. A tecnologia é meio de soluções em todos os setores do município, saúde, educação, segurança, projetos, orçamentos, obras e muitas outras ações. Araguaína, hoje, é uma cidade inteligente e será mais inteligente a cada dia”, destacou o secretário.

Quando funcionando a pleno, o sistema vai permitir até o acionamento de serviços básicos como tapa-buraco, conserto de iluminação pública, entre outros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »