MENU

17/02/2023 às 11h54min - Atualizada em 19/02/2023 às 04h58min

Como funciona a lubrificação no motor de um caminhão?

Alguns motores de veículos pesados necessitam de até 40 litros para ter um bom funcionamento

Matheus Correa
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação

Os princípios de lubrificação de um carro ou caminhão são os mesmos: garantir a fluidez no funcionamento do motor; promover a limpeza, impedindo o acúmulo de detritos metálicos que ocasionam a abrasão dos componentes internos; evitar a oxidação e garantir a estabilidade térmica; limitar o superaquecimento do motor, promovendo a refrigeração por onde o fluido circula. Mas existem especificações diferentes para óleos lubrificantes de cada segmento.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, mais de 3,5 milhões de caminhões circulam no Brasil, desse total, cerca de 26% dos veículos possuem mais de 30 anos de fabricação. Com uma frota “antiga”, os cuidados com manutenção preventiva devem ser redobrados.

“O óleo lubrificante ideal para um caminhão é sempre o indicado no manual do proprietário, delimitado pelo fabricante. Existem tipos de óleos lubrificantes usados em motores de caminhões, podendo ser minerais, sintéticos ou semissintéticos, sempre respeitando o desempenho”, comenta Pablo Bueno, engenheiro mecânico da YPF Brasil.

Assim como para a linha veículos leves, os pesados possuem a divisão entre minerais, sintéticos e semissintéticos, além de, é claro, de seus níveis de desempenho como API, ACEA e especificações das grandes montadoras.

O mal uso do óleo lubrificante

A não utilização do lubrificante correto ou prorrogar a troca do mesmo pode levar a falha de lubrificação, aumento da temperatura interna, desgaste prematuro, desgaste excessivo do motor e, no pior cenário, o travamento do sistema.

“O travamento do motor é o último estágio para o mal uso do óleo lubrificante. A reposição é necessária e devida de acordo com o descritivo no manual do proprietário, existem motores que necessitam de até 40 litros de óleo para o correto funcionamento”, comenta Pablo.

Legislação vigente de emissão de poluentes

Atualmente os caminhões precisam respeitar todas as especificações dos seus fabricantes, cumprir com legislações de impactos ambientais, como o PROCONVE P7, que estabelece o nível Euro V para emissões de gases. Para que os caminhões cumpram com os níveis de emissões, tecnologias são adotadas como os sistemas EGR, SCR, DPF e os lubrificantes precisam e devem ser compatíveis com estes sistemas.

A YPF Brasil produz uma linha diversificada para motores de caminhões, ônibus e veículos comerciais, a linha dedicada à categoria de pesados é denominada Extravida. São lubrificantes de alta performance, sintéticos e minerais, com sistemas de pós-tratamento, filtros de partículas e níveis de qualidade API.

“A linha Extravida foi criada para motores de trabalho pesados a diesel, a fim de proteger o motor e ajudar a diminuir os custos de manutenção e gastos com combustível, alinhando durabilidade e performance no dia a dia”, finaliza Pablo.

Sobre a YPF
A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com quase 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.
Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, e tem em seu portfólio uma linha completa de lubrificantes para automóveis sob a marca ELAION, veículos pesados e agrícolas sob a marca EXTRAVIDA, além de graxas e fluidos funcionais. Através de seus distribuidores e revendedores, a YPF tem distribuição em todo país.Visite o site www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história e a linha de produtos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »