MENU

10/01/2023 às 21h07min - Atualizada em 10/01/2023 às 21h07min

Wanderlei Barbosa vê ‘cenário de horror’ e defende a edificação total da democracia

Governador do Tocantins participou da reunião com todos os governadores

Da Assessoria
Governador Wanderlei durante pronunciamento após reunião com Lula e governadores - Foto: Divulgação / Juliana Lovis
 
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), participou na noite desta segunda-feira (09/01) da reunião de emergência convocada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) com todos os governadores dos 26 Estados e também do Distrito Federal.

O presidente propôs um trabalho integrado em favor da democracia com chefes de Executivos estaduais e dos demais Poderes.

Após a reunião, Wanderlei gravou um vídeo destacando o trabalho em conjunto com o Governo Federal para o fortalecimento da democracia, após os atos extremistas praticados contra os três poderes: Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

“Nós vimos aqui um cenário de horror, onde a nossa história, a nossa soberania, foi literalmente atacada”, declarou o governador.

“Nós queremos ser solidários à democracia brasileira, por isso nós viemos a Brasília, para juntos com todos os governadores, com o presidente da República trabalharmos pela reconstrução do que foi destruído, mas principalmente para a edificação total da nossa democracia, o mais importante bem do povo brasileiro”, afirmou Wanderlei.

Os demais governadores hipotecaram seu apoio irrestrito à democracia e aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, defenderam a pacificação do país por meio do diálogo, a manutenção do pacto federativo e a necessidade de identificação e punição dos culpados pelos atos terroristas, como alternativas para construção de um país mais democrático e para que a barbárie ocorrida nunca mais volte a se repetir.

O presidente Lula agradeceu aos governadores que compareceram à reunião para prestar solidariedade e reforçar o compromisso com a manutenção da democracia brasileira. Lula assegurou que não haverá autoritarismo, mas que os atos de violência praticados contra o patrimônio público serão investigados.

“Foi muito difícil conquistar a democracia e temos que conviver com a diversidade, portanto, esse gesto de solidariedade é muito importante para o governo”, frisou o presidente, lembrando que ainda este mês deverá se reunir com todos os governadores para tratar das demandas de cada Estado.

Após a reunião, todos os governadores, vice-governadores, o presidente Lula e ministros saíram do Palácio do Planalto em caminhada simbólica até a sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »