MENU

21/12/2022 às 22h22min - Atualizada em 21/12/2022 às 22h22min

Câmara de Araguaína cobra informações sobre realização da Feira de Artes e Comidas Típicas

Vereadores também aprovaram a criação da Semana de Orientação e Combate a Diabetes

Da Assessoria
Lei de Artes e Comidas Típicas está prevista em lei municipal - Foto: Ascom/Araguaína / Marcos Sandes
 
A Câmara de Vereadores aprovou um requerimento cobrando informações sobre o cumprimento da Lei n° 2.941, de 27 de abril de 2015, que institui a Feira de Artes e Comidas Típicas no Município de Araguaína e dá outras providências.

O requerimento n° 2173/22 é de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS) e foi endereçado secretário de Esporte Cultura e Lazer do Município, o Professor Zeca.

O objetivo do evento é fomentar o empreendedorismo, fazer conexões, dar visibilidade aos expositores tentando provocar a divulgação de maneira orgânica.

O autor do requerimento, vereador Wilson Carvalho, ressaltou que o requerimento se deve aos anseios da população de Araguaína. “Os moradores poderão participar ao ar livre de um festival de comidas e terão a possibilidade de expor suas artes, isso é uma oportunidade perfeita para mostrar o seu trabalho diante da população”, disse o parlamentar.

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

 

COMBATE A DIABETES

Neste mês de dezembro, a Câmara de Araguaína também aprovou o projeto de lei n° 048/22, que institui a Semana de Orientação e Combate a Diabetes no âmbito do Município. O autor é o vereador Ygor Cortez (União Brasil).

Diabetes é mais um dos males crônicos que, quando não diagnosticada e tratada corretamente, deixa o caminho livre para complicações severas. A última edição do Atlas da Diabetes (2019/2020), publicado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), estima que quase 8% da população vivem com a enfermidade hoje no Brasil – isso, em números reais, é muita gente, cerca de 16,8 milhões de adultos dos 20 aos 79 anos. Silenciosa, a doença só apresenta sintomas depois de bons anos de sedentarismo e alimentação desregrada.

Há diversos tipos de Diabetes, já que o desarranjo pode ter relação com a produção ineficiente ou com o mau uso de insulina pelo corpo. Por isso, os médicos classificam as variações de manifestação em tipos: diabetes 1, diabetes 2, pré-diabetes e diabetes gestacional.

Segundo o vereador, “o problema da diabetes é o silêncio, pois muitas pessoas têm a doença, mas não sabem. Então vamos reforçar na Semana de Combate à Diabetes um trabalho de conscientização e informação em vários lugares para que todos possam saber onde e como procurar ajuda para esta doença, pois é uma doença que necessita de cuidados e a população precisa estar instruída sobre esse mal”, finalizou o vereador.

As sessões da Câmara Municipal de Araguaína têm início pontualmente às 9 horas e transmitidas ao vivo por meio do site da Câmara www.araguaina.to.leg.br e das redes sociais. O cidadão que desejar pode acompanhar o trabalho da Câmara de Araguaína de qualquer lugar do mundo, pela internet.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »