MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
02/12/2022 às 13h31min - Atualizada em 03/12/2022 às 00h00min

Maior fornecedora de aplicativos para eventos da América Latina, Yazo vence o Prêmio Top de Marketing

A empresa venceu na categoria Startup/PME da premiação concedida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB/PR)

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Yazo/Divulgação

A Yazo, empresa de Londrina (PR) especializada em plataformas e aplicativos para realização e engajamento de eventos presenciais, virtuais e híbridos, venceu o Prêmio Top de Marketing (Seção Paraná) na categoria Startup/PME. Tendo crescido 245% no primeiro semestre de 2022, e projetando encerrar o ano com um aumento de 120% no faturamento em relação a 2021, a Yazo participou da premiação com o case "A maior startup de aplicativos para eventos da América Latina" - título que se consolidou após a compra, anunciada em julho, da carteira de clientes da mobLee, pioneira no segmento.

"O troféu vem coroar um ano muito significativo para a Yazo", comemora Eduardo Frezarin, CEO da companhia. "Estamos crescendo de forma acelerada: desde a fundação, em 2018, já crescemos mais de 5.000%. Fizemos mais de 15 contratações desde o início de 2022, chegando a um total de 35 colaboradores até agora. Nosso aplicativo já esteve presente em grandes eventos, como Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas, Bienal do Livro de São Paulo, Fenatran, Feicon, Automec, VTEX Day, RD Summit 2022, Hacktown 2022, Universo TOTVS e ExpoLondrina. Com o case da ExpoLondrina, aliás, estamos indicados também ao Prêmio Caio, o mais importante do setor de eventos no Brasil."

Por meio do desenvolvimento de aplicativos para eventos corporativos, a Yazo busca proporcionar soluções para as maiores dores dos organizadores e patrocinadores - entre elas, se comunicar com as pessoas e conquistar atenção para suas marcas, além de transformar a experiência do público que participa das feiras e congressos. A startup trabalha o conceito de digitalização dos eventos, levando as informações, conteúdos e interações "para dentro" dos smartphones, para proporcionar momentos ainda mais imersivos.

"É perceptível que o celular é o grande obstáculo para manter atenção integral dos participantes durante um evento", explica Eduardo Frezarin. "Adotamos uma estratégia de gamificação que incentiva os participantes a subir no ranking e concorrer a prêmios, por meio de regras estabelecidas de acordo com a necessidade de cada cliente: elas podem ser atreladas às interações com a plataforma ou com outros usuários, à realização de postagens na timeline, à criação de conteúdo, à troca de contatos, mensagens ou curtidas."

ExpoLondrina: finalista do Prêmio Caio

Um dos exemplos é o sucesso da ExpoLondrina 2022, indicada ao Prêmio Caio, o "Oscar dos eventos" no Brasil, cujos vencedores serão anunciados no dia 15 de dezembro. A feira concorre na categoria Marketing Estratégico Para Eventos. Ao longo dos dez dias de programação, a convenção contou com 288 expositores e recebeu mais de 560 mil visitantes, 21% a mais do que na última edição presencial, em 2019. Por meio do aplicativo da Yazo, foram realizadas mais de 103 mil conexões entre os participantes, e quase 17 mil leads foram coletados para os expositores. Segundo a Sociedade Rural do Paraná, a movimentação financeira do evento somou R$ 1,8 bilhão.

Por meio da gamificação, os visitantes eram incentivados a circular por toda a ExpoLondrina, gerando pontos por meio da leitura de QR Codes espalhados pelo evento: a estratégia garantia que os ambientes e as atividades não tivessem concentração excessiva de pessoas em um só lugar. Os QR Codes, que foram escaneados mais de cinco mil vezes, disponibilizavam aos expositores as informações cadastradas no aplicativo pelos usuários, coletando leads automaticamente. 

Além disso, a ferramenta da Yazo também contou com uma área de agenda, com horários e localização referentes a cada programação, atualizada de maneira rápida e frequente mesmo no caso de imprevistos e alterações. Por fim, o aplicativo também funcionou como uma rede social exclusiva da ExpoLondrina, por meio da qual os visitantes postaram fotos, compartilharam momentos e criaram conexões com outros participantes da feira.

"Conectar experiências é o propósito da Yazo, no qual fundamentamos todas as nossas ações", diz o CEO Eduardo Frezarin. "Acreditamos firmemente que eventos são fenômenos inteiramente humanos, feitos por pessoas para pessoas com uma grande vontade de se conectar e trocar experiências. E o cenário pós-pandêmico fomentou ainda mais a busca por inovação e a inserção de novas tecnologias nos eventos, motivada pelo anseio das marcas por reconexão e pelo fortalecimento do relacionamento com o seu público."

Sobre a Yazo

A Yazo foi oficialmente criada em 2018, como uma spin-off da Frezarin Eventos, de Londrina (PR). Durante a pandemia de Covid-19, a startup foi rápida em se adaptar; e conseguiu atender as duas principais demandas do mercado naquele momento: o uso de streaming para transmissão de eventos 100% online, e a necessidade de aplicativos de engajamento para convenções realizadas de forma remota.

Atualmente, entre os clientes da Yazo já estão empresas como Ipiranga, VTEX, SEBRAE, Unilever, Cielo e IBGC. Com a aquisição da carteira de clientes da mobLee, anunciada em julho, a empresa passou a atender também marcas como TOTVS, Viasoft, Reed Exhibitions e Prudential. Hoje, a Yazo é a maior fornecedora de aplicativos para eventos corporativos da América Latina.

No início de novembro, a Yazo participou do Web Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, realizado em Lisboa, Portugal: a empresa foi uma das 65 startups brasileiras selecionadas para fazer parte da chamada Missão de Internacionalização do congresso, voltada a empresas de base tecnológica com soluções escaláveis e potencial de abertura de operações na Europa. A Yazo já atendeu eventos presenciais fora do Brasil, em países como Uruguai, Paraguai e México; e eventos online, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90