MENU

26/10/2022 às 10h28min - Atualizada em 01/11/2022 às 00h04min

Como é executada uma retífica de motores de carros?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Você está considerando procurar por retífica de motores Guarulhos – ou em outra região –, mas tem dúvidas sobre como esse serviço realmente funciona? 

 

A retífica de motores de carros, resumidamente, é uma revisão do motor que muitas vezes é considerada como um pesadelo para proprietários de automóveis. 

 

Isso acontece quando o serviço não é realizado de maneira profissional, o que pode provocar inúmeros problemas ao motor do carro. Além disso, o processo pode demorar dias ou até semanas para que possa ser concluído. 

 

No entanto, quando a retífica do motor é feita em um local apropriado, com profissionais competentes, pode proporcionar muitos benefícios ao carro – e o seu proprietário. 

 

Mas, afinal, como é feita a retífica de motores? Se essa é a sua dúvida, não se preocupe, aqui neste artigo está o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

 

O que é e como é feito o serviço de retífica de motores?

O serviço de retífica de motor, também conhecido como revisão de motor, geralmente é feito quando existem problemas sérios com umas das principais partes de um carro: o motor. 

 

Durante a realização da revisão, o profissional desmonta o motor e faz a avaliação da condição dos seus componentes internos. Assim, é possível identificar qual é a origem para os problemas e, consequentemente, corrigi-los. 

 

Nesse processo, algumas peças internas podem ser substituídas, se necessário. Algumas delas são os anéis de pistão e os rolamentos, por exemplo. 

 

O mecânico também deverá limpar as superfícies do motor, bem como suas peças. Isso deve ser feito para eliminar acúmulos de carbono, que podem diminuir o desempenho do motor. 

 

Outra questão muito importante que você também precisa saber é que existem dois tipos de revisão de motores: a geral e a completa. Entenda a seguir como elas funcionam. 

 

Revisão geral do motor

A revisão geral é quando apenas a metade superior do motor é aberta. Ou seja, não é necessário retirar todo o motor do compartimento do carro. 

 

Geralmente, esse processo é realizado quando as peças com problema são fáceis de serem alcançadas e substituídas. Esses itens incluem: cabeçote, válvulas, parafusos do cilindro, vedação da válvula e assim por diante. 

 

Revisão completa do motor

Já no caso da revisão completa, é quando todo o motor é retirado do carro e sua desmontagem é feita. Nesse caso, as peças com problemas são difíceis de serem alcançadas. Por esse motivo, é necessário remover todo o motor. 

 

No caso desse tipo de revisão, o mecânico precisa de mais tempo para finalizá-la. Por isso, o serviço costuma custar mais caro. 

 

Se o seu carro precisar passar por uma revisão completa do motor, algumas peças que podem ser substituídas são: hastes do pistão, bloco do motor, virabrequim, rolamentos, conjunto de correia e outras peças. 

 

Dito isso, apenas um profissional capacitado será capaz de determinar qual tipo de revisão é mais adequada para o motor do seu carro, de acordo com os problemas que ele apresentar. 

 

Quando procurar por retífica de motores? 

Agora que você já sabe como é feita a retífica de motores, é importante compreender quando realmente se deve procurar por esse tipo de serviço. 

 

Aqui está uma lista com alguns tipos de sinais que indicam que pode ter algo errado com o motor do seu veículo. 

 

1. Fumaça branca no escape;

2. Consumo em excesso do óleo de motor;

3. Superaquecimento frequente do motor;

4. Fumaça preta no escape;

5. Falha de ignição do motor;

6. Desempenho reduzido do motor;

7. Ruídos estranhos no motor;

8. Componentes do motor rachados, com vazamentos ou quebrados. 

 

Últimas considerações

Se você observou que o seu veículo está apresentando algum dos sinais citados acima, é importante que procure por uma retífica de motores confiável.

 

Embora isso tenha um custo, é fundamental manter o motor do seu carro em perfeitas condições para evitar o surgimento de problemas maiores e até mesmo o risco de acidentes. 

 

Dito isso, faça pesquisas sobre esse tipo de serviço na sua cidade e encontre opções que tenham boas avaliações de clientes. Quanto mais confiante você se sentir para deixar o seu carro com um mecânico, melhor pode ser o resultado final. 

 

Lembre-se que estamos falando sobre a revisão de uma das partes mais importantes do seu carro. Portanto, certifique-se de que realmente deixará seu veículo em boas mãos! 


 
Notícias Relacionadas »
Comentários »