MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
21/10/2022 às 10h33min - Atualizada em 23/10/2022 às 00h06min

Confinamento DBA melhora eficiência no manejo do gado com o uso de tronco de contenção hidráulico

Confinamento DBA melhora eficiência no manejo do gado com o uso de tronco de contenção hidráulico

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Projeto iniciado em 2016, o Confinamento DBA, em Campo Florido (MG), começou com capacidade estática para 800 animais. Reconhecendo a necessidade de expansão para crescer economicamente, a gestão da propriedade elevou a capacidade para 3.000 cabeças. Porém, a necessidade de evolução não ocorreu apenas no aumento da capacidade estática de animais, mas também na geração de conforto aos animais e operadores, além de avançar na eficiência do manejo e do conforto animal.
Exigência constante do mercado e, por consequência, dos consumidores finais, o bem-estar animal é um dos motivos que levaram o DBA a adquirir o Megatron, tronco de contenção hidráulico com alto nível de tecnologia, da Coimma, e o mais indicado para confinamento. “Sempre zelamos pelo bem-estar animal em nossa propriedade. O tronco antigo era manual e com catracas, e podia ocasionar hematomas nos animais, além de gerar estresse nas diversas atividades que realizamos”, conta Rubens Cunha, do Confinamento DBA.
Além de machucar os animais, os hematomas nas carcaças provocam descontos nos frigoríficos, gerando importantes prejuízos financeiros para os produtores. Recente aquisição do DBA, o tronco Megatron proporciona diversas melhorias para os animais. “Optamos por adquirir um tronco novo, mais seguro e robusto, que traz consigo o bem-estar animal, facilitando o processo, suavizando a contenção e aumentando a segurança dos animais e operadores. O Megatron nos proporciona tudo isso”, ressalta Rubens Cunha.
Ele reforça que “o Megatron contribui para melhorar a qualidade de carcaça dos animais, reduzindo drasticamente o desconto dos frigoríficos por hematomas e gerando maior lucratividade ao negócio. Além disso, entre outros pontos positivos do equipamento estão as opções de acesso ao animal. Realizar a abertura completa traz mais segurança aos envolvidos e mais conforto aos bovinos”.
Além da pecuária, o Confinamento DBA investe em cana-de-açúcar e grãos, como soja e milho. O planejamento é que até o final do ano a capacidade estática do confinamento alcance 5.000 animais e, para os próximos dois anos, 10.000 cabeças.
Desenvolvido pela Coimma, o tronco de contenção Megatron confere eficiência às atividades de manejo do gado, sem esquecer do conforto, segurança e produtividade. Para isso, o equipamento tem diferenciais, como pescoceiras paralelas, portões laterais salva-vidas, paredes laterais almofadas, assoalho com piso antiestresse, mais de 10 janelas de acesso ao animal, dispositivo castrador e protetor de coice.
A Coimma atua há 70 anos e investe no desenvolvimento de equipamentos que proporcionam bem-estar animal, gerando produtividade e lucratividade com precisão. A linha inclui troncos de contenção, balanças para pecuária e balanças rodoviárias. Mais informações: www.coimma.com.br
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90