MENU

OPROGRESSONET Publicidade 1200x90
OPROGRESSONET Publicidade 728x90
19/10/2022 às 17h49min - Atualizada em 20/10/2022 às 00h05min

O papel do 5G Privado na Transformação Digital

Com o 5G Privado, as redes podem evoluir e ganhar mais independência e disponibilidade para concentrar e distribuir mais facilmente as informações em um modelo seguro

SALA DA NOTÍCIA Alexandre Finelli
*Robson Costa é Senior Services Architect Manager na NTT Ltd. - Foto: Divulgação
*Robson Fernando da Costa

A evolução tecnológica está trazendo novas jornadas na Transformação Digital nas empresas à medida que elas anunciaram novos produtos, serviços e soluções com metaverso, realidade virtual e aumentada. Tais tecnologias serão adotadas em diferentes casos de uso, como nos mercados de mineração, financeiro, saúde, educação, varejo, entre outros, deixando, cada vez mais, o mundo virtual mais perto do real.

Consequentemente, as empresas estão evoluindo para uma abordagem mais sistêmica, com foco nas estratégias das organizações e com o crescimento de novas tecnologias, o que necessitará de mais competências para atingir a qualidade de serviços desejada.

Em função disso, muitos processos evoluíram, já que as organizações precisam melhorar sua postura para resolver possíveis imprevistos que atingem as aplicações e serviços e prejudicam a experiência do usuário. Além disso, essa nova realidade precisará de melhor conectividade, com latência próxima de zero, mais confiabilidade e altíssima taxa de transmissão, como o 5G Privado.

O 5G destina-se a oferecer velocidades de dados de pico multi-Gbps mais altas, latência ultrabaixa, mais confiabilidade, capacidade de rede massiva, mais disponibilidade e uma experiência de usuário melhor e mais uniforme para uma quantidade maior de pessoas, trazendo mais desempenho e eficiência, conectando mais setores alinhados com os negócios.

No entanto, a tecnologia 5G, por si só, não será suficiente e precisa de bons serviços de monitoramento, segurança e observabilidade. Além disso, a implementação é feita sob demanda, do início ao fim, para gerenciar todas as etapas – design, construção, integração, soluções, gestão e otimização, provendo interação entre o mundo digital e o real.

Com o 5G Privado, as redes podem evoluir e ganhar mais independência e disponibilidade para concentrar e distribuir mais facilmente as informações em um modelo seguro, tendo em vista uma solução com valor agregado, criando um planejamento para otimizar e automatizar as atividades de implantação, operação e monitoramento. As estruturas - com o 5G Privado - otimizam a conexão local, podendo utilizar soluções com o 5G público ou de SDWAN para agilizar o processo de integração entre as diversas unidades e estruturas que compõem as organizações atualmente.

Como pode ver, o 5G Privado traz inúmeros benefícios às empresas que estão passando pelo processo de Transformação Digital e a sua implementação pode gerar uma grande vantagem competitiva.  Se necessário, comece pequeno e veja na prática os ganhos de gerenciamento de infraestrutura. O velho problema de não conseguir compartilhar serviços que precisam de menos latência estão com os dias contados.
____________________________________________________
*Robson Costa é Senior Services Architect Manager na NTT Ltd.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90