MENU

08/10/2022 às 17h14min - Atualizada em 08/10/2022 às 17h14min

“O Profeta”, grande sucesso de Ivani Ribeiro mereceu remake na Globo

A trama encantou os telespectadores que assistiram a novela nos anos de 1978 e 1979 e refez o sucesso com a estreia da versão 2006/2007

Da Redação
GB Edições
Thiago Fragoso foi pela primeira vez protagonista de uma novela. Em “O Profeta” ele deu vida ao vidente Marcos, na fase adulta / Foto: Rafael França-RG
  
As novelas de época sempre agradaram ao telespectador que acompanha os folhetins que são exibidas no começo da noite na Globo. Apostando nesta fatia de fãs, a emissora resolveu em 2006 fazer o remake de “O Profeta”, obra de Ivani Ribeiro, que foi líder de audiência no final da década de 1970. Nesta versão, a adaptação foi de Duca Rachid e Thelma Guedes e teve supervisão de texto de Walcyr Carrasco. A trama sofreu uma nova roupagem, mas sem perder a essência original.

Ambientada nos anos 1950, a história se passou na Barra Funda, bairro de origem industrial de São Paulo, e parte da novela se desenrolou em uma fábrica de cristal artesanal. O cristal era um elemento fundamental no enredo por seu motivo simbólico: o vidro representava a clarividência, a capacidade de ver além da realidade, que era o dom de Marcos, o profeta, que na infância foi interpretado por Gabriel Moura e na fase adulta por Thiago Fragoso, marcando a estreia do ator como protagonista de uma novela.

Marcos desde cedo demonstrava ser um pouco diferente das outras pessoas, o que deixava seus pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), preocupados. Dotado de um dom especial, ele previa acontecimentos, mas não conseguia impedir que se realizassem. Já adulto, previu, mas não conseguiu evitar a morte trágica de seu irmão mais novo, Lucas (Henrique Ramiro), a quem protegia e amava muito. Atormentado pela culpa, Marcos, aconselhado pelos pais, foi para São Paulo para morar com sua irmã Ester (Vera Zimermann) e dar um novo rumo a sua vida. Não demorou muito para descobrir que fortes emoções o aguardam na cidade grande.

“O Profeta” foi ao ar de 16 de outubro de 2006 a 11 de maio de 2007, tendo 178 capítulos. Em 2013 foi exibida no “Vale a Pena Ver de Novo” e também está disponível na íntegra para os assinantes do Globoplay.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »