MENU

21/09/2022 às 12h41min - Atualizada em 22/09/2022 às 00h01min

A influência da sazonalidade na exigência nutricional de aves de corte

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini

O atendimento da exigência nutricional das aves de corte requer uma quantidade mínima de nutrientes essenciais para que o seu organismo funcione de maneira saudável. No entanto, o atendimento dessa exigência pode ser comprometido por alguns fatores externos, como no caso da sazonalidade. É o que afirma Guilherme Lima, zootecnista da Auster Nutrição Animal.

Segundo Guilherme, a variação de temperatura e umidade que ocorre ao longo do ano deve ser atentamente considerada pelo produtor, para que sejam feitos os ajustes nutricionais das aves de forma a diminuir o estresse calórico "Esses ajustes devem ser feitos devido às respostas neuroendócrinas do organismo que desencadeiam mecanismos de termorregulação e provocam alterações comportamentais das aves", explica o zootecnista.

O atendimento da exigência nutricional de aves destinadas para corte pode ser afetado por vários fatores, dentre eles, estão os de natureza física, química ou biológica. A temperatura e umidade do ambiente juntamente com o nível de energia e interação dos nutrientes da ração, tipos de moléculas e a presença de microrganismos no trato gastrointestinal são alguns fatores que influenciam diretamente no atendimento nutricional.

"No que abrange a questão de energia, a ingestão de alimento pelas aves pode variar em condições ambientais, tanto no calor como no frio", afirma. "Quando a temperatura é elevada, a tendência é que a ave diminua a ingestão de ração ou até mesmo deixe de ingeri-la, aumente o consumo de água e fique ofegante". Já no frio acontece o oposto, as aves tendem a aumentar a ingestão de ração ou deixam de ingerir, diminuem o consumo de água e ficam com as penas eriçadas", acrescenta Guilherme.

Para o zootecnista, além do controle da temperatura e umidade outros fatores imprescindíveis precisam ser considerados em períodos de altas amplitudes térmicas como a qualidade físico-química da água de bebida dos animais e o funcionamento adequado dos equipamentos do galpão. "Por meio desses cuidados é possível proporcionar melhor conforto térmico ao animal e contribuir para seu desenvolvimento"

A Auster Nutrição Animal oferece ferramentas de alta tecnologia nutricional para as aves de corte que auxiliam nos desafios da sazonalidade e proporcionam o consumo dos níveis corretos de vitaminas, minerais, proteínas e energia. Dentre essas ferramentas, a Auster dispõe de pacotes de serviços técnicos para alcançar os resultados econômicos desejados pelo produtor.

Para mais informações, acesse: https://austernutri.com.br/


Notícias Relacionadas »
Comentários »