MENU

21/09/2022 às 23h15min - Atualizada em 22/09/2022 às 00h00min

Papel da IA para reconhecimento de imagens para encontrar imagens semelhantes

SALA DA NOTÍCIA Faraz Ahmad

As últimas décadas foram as verdadeiras décadas de evolução. Nestas décadas, quase tudo mudou desde a forma como nos comunicamos, brincamos, passamos nosso tempo livre, comemos, obtemos informações, etc. A principal tecnologia que revolucionou o mundo inteiro é, sem dúvida, a internet. E a segunda coisa mais crucial que acendeu o fogo foi a inteligência artificial. 

De muitas coisas que foram transformadas nos últimos anos, as formas de busca de informações também foram alteradas. Houve um tempo em que os internautas contavam apenas com pesquisas baseadas em texto, mesmo após a introdução do método pesquisa por imagem. No entanto, a tendência mudou quando os mecanismos pesquisa por foto começaram a usar a IA. E agora, milhões de pessoas usam esse método para procurar informações em suas entradas visuais.

Antes de analisar como a IA revolucionou os métodos pesquisa imagem, vamos aprender sobre pesquisa por foto. 

 

Pesquisa por Imagem; Uma bênção para os usuários da Internet

Pesquisa por imagem Google é comparativamente um novo método de busca de informações na Internet. Esse método é utilizado por muitos internautas que buscam informações sobre suas fotos em seus dispositivos ou quando precisam obter resultados em imagens.

Por exemplo, se você tiver uma foto de uma praia icônica em seu dispositivo e não souber onde ela fica, não precisará pesquisar todas as praias do mundo ou usar várias consultas nos mecanismos de pesquisa. Em vez disso, você só precisa pesquisar por imagem em qualquer mecanismo pesquisa por imagem. Ele analisará a imagem e trará imagens iguais ou quase idênticas para a tela do seu dispositivo. É assim que você pode descobrir onde essa praia está localizada.

Da mesma forma, existem muitos outros benefícios do método pesquisa por foto. Alguns deles são mencionados aqui;

  • Ele surgiu como uma alternativa melhor ao método de pesquisa baseado em texto, que às vezes é difícil de adquirir dados relevantes.
  • Pesquisa por imagem Google pode ajudar as pessoas a evitar vários golpes, incluindo catfishing e drop shipping.
  • Ele ajuda os usuários a obter dados mais relevantes sobre suas fotos em seus dispositivos.
  • Também permite que as pessoas localizem as fontes de várias imagens.
  • Esse método de pesquisa ajuda as pessoas a diferenciar entre notícias falsas e reais.

Voltando à nossa pergunta principal, como a IA revolucionou as formas de pesquisar dados?

 

O que é Inteligência Artificial?

O termo inteligência artificial é autoexplicativo e orienta as pessoas sobre o que é. No entanto, explicar o que é inteligência artificial é essencial para ajudar os leitores a saber como ela funciona em diferentes domínios, principalmente no método pesquisa por imagem. A Britannica define a IA como a capacidade de máquinas e programas relacionados a computadores de realizar várias tarefas que apenas seres inteligentes podem realizar.

Embora o mundo tecnológico tenha ouvido esse termo desde o final dos anos 50, ele chamou a atenção de todos bastante tarde. E agora está sendo utilizado em todos os lugares. Portanto, se você vê educação, saúde, TI ou qualquer outro setor, as tecnologias modernas desenvolvidas em torno da IA ​​se desenvolverão.

AI é um termo amplo e tem muitos subdomínios, incluindo aprendizado de máquina, aprendizado profundo, robótica, processamento de fala, visão computacional, NLP (Natural Language Processing), DNN (Deep Neural Networks), etc.

Uso de IA em imagem Reconhecimento

Múltiplas tecnologias tornaram os mecanismos pesquisa imagem mais precisos do que nunca. Os mais comuns são a visão computacional e as redes neurais profundas. 

Visão Computacional

Pode ser simplesmente definida como os olhos da inteligência artificial. Normalmente, as pessoas confundem visão computacional com reconhecimento de imagem. No entanto, o reconhecimento de imagem pode ser considerado um subconjunto ou uma característica da visão computacional.

A visão computacional percebe, analisa, distingue e interpreta dados gráficos. Quando a visão computacional obtém uma imagem para investigar, ela usa várias técnicas para analisar a imagem. Essas técnicas incluem reconhecimento facial, reconhecimento de vetores, reconhecimento de padrões, etc. Ao analisar as imagens usando essas técnicas, ele compara os dados adquiridos com seu banco de dados de bilhões de fotos e mostra os resultados mais semelhantes. A beleza da visão computacional é que ela não usa uma técnica. Em vez disso, ele se baseia em vários métodos que trazem precisão.

Redes neurais profundas As redes

neurais profundas são uma nova técnica de processamento de dados. A DNN faz parte do aprendizado de máquina. Essas redes analisam e interpretam dados da mesma forma que o cérebro humano. Uma rede neural profunda é composta por camadas de neurônios interconectados. A camada de entrada pega os dados brutos de pixel da imagem e os passa para cada neurônio na próxima camada. Cada neurônio então passa sua saída para a próxima camada até atingir a camada de saída, que fornecerá uma previsão do que está presente na imagem.

Embora tanto a visão computacional quanto as redes neurais profundas funcionem de maneira diferente, elas são bastante precisas na análise de imagens e oferecem resultados precisos. Sem IA e seus subdomínios, era quase uma tarefa impossível encontrar imagens semelhantes às suas consultas.


 

Notícias Relacionadas »
Comentários »