MENU

19/09/2022 às 20h05min - Atualizada em 19/09/2022 às 20h05min

Em discursos históricos, Márcio Jerry defende democracia, educação e avanços do Maranhão

Da Assessoria
Márcio Jerry discursa em sessão em homenagem a atriz Fernanda Montenegro - Foto: Richard Silva/ PCdoB na Câmara
 
Durante o primeiro mandato na Câmara, Márcio Jerry (PCdoB) foi responsável por mais de 300 propostas legislativas e 200 discursos, que refletiram a defesa da educação, saúde, ciência e tecnologia, democracia, meio ambiente, saneamento básico e direitos do povo trabalhador.

Primeiro pronunciamento - Em 5 de fevereiro de 2019, Jerry utilizou a Tribuna da Câmara para o seu primeiro pronunciamento. No espaço, ele declarou gratidão a Deus e ao povo maranhense por deixá-lo representar o Maranhão, junto a outros 17 colegas Deputados Federais, e recordou as três décadas de militância nos movimentos sociais.

Ele ainda citou o exemplo dado pelo Maranhão durante a gestão do Governador Flávio Dino, reiterou o respeito à justiça, à democracia e a luta por igualdade e oportunidades para todos, a fim de renovar a esperança com bandeiras que sempre empunhou.

“Vamos tirar o Brasil da crise com diálogo, com reforço à democracia e renovação da esperança com política de distribuição de renda para que os mais pobres possam ser alcançados e atendidos, como no passado bem recente, sob os governos do Presidente Lula e da presidenta Dilma. Um grande abraço de chegada a todos os Parlamentares aqui presentes! Viva o Maranhão! Viva o Brasil!”, disse.

Maranhão no rumo certo 
 Ainda em 2019, em um momento em que Jair Bolsonaro deixava clara sua investida contra a democracia, ao conclamar seguidores a comemorarem o aniversário do Ato Institucional 5 (AI-5), um dos 17 atos institucionais aplicados pela ditadura militar no Brasil, Márcio Jerry voltou a ocupar o Plenário levando um recado sobre a esperança e o exemplo do Maranhão.

Na fala, ele disse como governar com ousadia, criatividade, mas, sobretudo, governar com os olhos e o coração postos naqueles que mais precisam de políticas públicas, poderia ser fonte de inspiração para o Brasil.

Citando os então quatro anos de gestão de Flávio Dino, Jerry falou como foi possível “reverter décadas e décadas de descaso, de abandono de políticas públicas, décadas e décadas em que as potencialidades foram desperdiçadas. Nesse percurso, e com esforço, muitos resultados importantes foram alcançados pelo povo do Maranhão através do Governo do Estado, do Governador Flávio Dino e sua equipe”, destacou.

Defesa da educação
 Sempre em defesa da educação pública e dos estudantes brasileiros, em outro pronunciamento Jerry citou o projeto de lei apresentado à Câmara que pretende vedar o cancelamento, a interrupção e o corte de bolsas concedidas pelos órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa no País.

Em meio aos cortes promovidos pelo governo, o deputado maranhense tratou de intervir, afirmando que a proposta era uma “maneira democrática de dar segurança mínima e garantias a pesquisadores, impedindo que ações nefastas daqueles que desejam ferir de morte o ensino superior, a pós-graduação e a ciência nacional, afetem a retomada do desenvolvimento e o futuro da ciência brasileira”.

“Em um País em que os limites da democracia vêm sendo constantemente testados, tem sido evidente que a educação é o único caminho a percorrer rumo ao progresso. E diante das trevas e da insipiência, não há melhor remédio que lançar luz e conhecimento nesta direção”, afirmou. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »