MENU

11/07/2022 às 19h05min - Atualizada em 11/07/2022 às 19h05min

Prefeitos discutem papel dos governos locais na implementação da Agenda 2030

Da Redação
Imprensa/FNP
Debate foi proposto pelo 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, atividade que integrou a Virada ODS, em São Paulo - Foto: Gute Garbelotto
 
Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) estiveram em São Paulo/SP para o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, debatendo “o papel dos governos locais na implementação da Agenda 2030”. A atividade, promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis, integrou a programação da Virada ODS, evento promovido pela prefeitura da capital, de 8 a 10 de julho.

A prefeita de Francisco Morato/SP, Renata Sene, vice-presidente de Parcerias em ODS da FNP, falou ao longo do painel sobre a importância das cidades na transição para o desenvolvimento sustentável. “Tivemos a oportunidade também de apresentar os desafios do nosso município na promoção do desenvolvimento sustentável pautada na qualidade de vida da nossa população”, comentou.

A governante reforçou a relevância de indicadores e relatou a experiência do município com o Plano Plurianual (PPA) participativo elaborado a partir dos ODS. “Foi um exercício de resiliência, de enfrentamento muitas vezes, mas fundamental como estratégia para a cidade”, avaliou Sene, antes de complementar: “pudemos ouvir a percepção de quem vive nas suas ruas, nos seus territórios, e quais seriam seus maiores desafios e seus medos também”, afirmou.

Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém/PA e vice-presidente de Cultura da FNP, também participou do debate mediado por Jorge Abrahão, organizador da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis. Para Edmilson, os municípios devem assumir o protagonismo na implementação da Agenda 2030, de acordo com suas possibilidades.

“Criou-se a ideia de que a Amazônia é uma terra sem homens e mulheres e, portanto, pode ser explorada a qualquer custo, sem que os seus habitantes, ‘porque não existem’, sejam consultados sobre o que é importante para eles. É preciso desfazer essa concepção equivocada, e acima de tudo, é preciso construir um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia, que beneficiem as cidades e seu povo”, falou.

Em sua participação, o prefeito também destacou iniciativas de combate à fome e a implementação da renda cidadã “Bora Belém”, além da importância de ações no campo da economia solidária executadas pelo município.

Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil (IDSC-BR) 

Ainda no contexto do Fórum, o Programa Cidades Sustentáveis lançou o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil (IDSC-BR), que reúne dados públicos e oficiais relacionados a 100 indicadores, com os quais define a pontuação em cada um dos 17 ODS, bem como a média geral da cidade. A partir desse material, o Brasil torna-se o primeiro país do mundo a monitorar a evolução dos ODS.

De acordo com o Programa Cidades Sustentáveis, entre os indicadores utilizados para avaliar os ODS estão número de mortes por homicídio de jovens; orçamento municipal em saúde per capita; percentual da população atendida com abastecimento de água; coeficiente de Gini por município; percentual da população analfabeta com 15 anos ou mais; e expectativa de vida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »