MENU

05/07/2022 às 09h22min - Atualizada em 10/07/2022 às 00h02min

Um novo Patch Adams: docente do IBMR lança obra sobre estudo do humor e do riso

De acordo com Allan Mazzoni, rir estimula uma ação bioquímica: "Cinco minutos de riso podem gerar 45 minutos de bem-estar".

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Nazaré Assis
https://www.ibmr.br/
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA Priscilla Kopke
“Rir é o melhor remédio”. Para o professor do curso de enfermagem do IBMR, Allan Mazzoni, esse não é apenas um ditado, mas uma constatação científica de que o bom humor tem mais impacto no corpo do que pensamos. Autor do livro “Aplicação da gelotologia em idosos: o riso como estratégias do cuidar. Arte, humor e amor” (2022 - editora Dialética), Mazzoni mostra em sua obra como rir pode ser um aliado na desafiadora terceira idade, especialmente na saúde.

De acordo com o docente especializado em enfermagem oncológica e doutor em Ciências, muitas vezes, rir “acaba por cair no esquecimento que existe uma ação bioquímica: cinco minutos de riso podem gerar 45 minutos de bem-estar aproximadamente. Há uma resposta muito boa no aumento dos níveis de serotonina.”, conta ele. A serotonina é um neurotransmissor conhecido como o “hormônio da felicidade”, atuando na comunicação entre os neurônios. Entre suas funções está a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo.

Um novo Patch Adams

Quem leva o riso como medicamento aos seus pacientes, mudou a vida de várias pessoas - incluindo a de Mazzoni, foi o médico Hunter Patch Adams. Seu jeito cômico de lidar com crianças com câncer era tão inusitado que ganhou vida nos cinemas. Interpretado por Robbie Williams, a história de Adams ganhou o mundo.

Há 15 anos, Allan estava quase tomando outro rumo profissional - fora da área da saúde, quando assistiu a uma palestra de Patch Adams. “Fiquei maravilhado e escrevi uma carta para ele. Patch me mostrou o projeto de clown em Cabul, no Afeganistão. Então, comecei a fazer clown em hospitais daqui. Na prática, vi que tinha mais base, não era apenas fazer rir. Com as crianças e os profissionais de saúde era mais fácil, mas com os idosos era um desafio. Tive que criar uma estratégia”, assim conta o professor como decidiu estudar o riso.

Mazzoni dedicou sua tese de doutorado (Agenciamentos da arte de rir como terapia para alívio do sofrimento: ações do cuidado de enfermagem em idosos) à gelotologia, o estudo sobre os efeitos do riso na terceira idade. “No dia da apresentação, havia uma professora na banca não para me avaliar, mas para me assistir. Ela aplicou a minha tese na mãe dela, que melhorou consideravelmente da depressão”, lembra.

Um lar diferente

O professor Allan Mazzoni tem um sonho: colocar todo seu conhecimento fora do papel: “Quero aplicar o que tanto chamam de humanização na prática real! Mudar o conceito atual incluindo a arquitetura de um hospital, de uma clínica ou de uma ILPI (Instituição de longa permanência para idosos) com foco no verdadeiro bem-estar”.

Por meio do Health Lab, um hub de projetos da área da saúde no Ecossistema Ânima , Mazzoni e seus alunos trabalham na criação de um lar para idosos baseado no Instituto Geshundeit (Uma clínica/sítio onde o Patch Adams executa seus atendimentos). A arquitetura é fora dos padrões comuns, não uma hotelaria, mas um verdadeiro lar - com tons gelotológicos. A futura casa como um lar inovador de longa permanência já tem até nome: Lar de Idosos Ivone Lara, em homenagem à enfermeira que criou as ações com a doutora Nise da Silveira com pacientes psiquiátricos. “O projeto Lar de Idosos Ivone Lara corresponde a ideia de família e com foco nas práticas integrativas complementares, arteterapia, risoterapia e demais propostas que possam fazer com que idosos sintam-se vivos, produtivos e felizes”, explica o docente, que também contou com a parceria dos alunos de arquitetura no desenho do espaço.

Todo semestre, a rede nacional de laboratórios do Ânima Lab HUB, promove um concurso de projetos mais inovadores e promissores de todo seu ecossistema, o Shark Hub. Neste primeiro semestre foram mais de 100 projetos inscritos, dentre eles o Lar de Idosos Ivone Lara que, no último dia 29 de junho foi classificado entre os quatro finalistas. O resultado do projeto vencedor deverá ser anunciado em agosto, que levará o prêmio de R$10 mil.

Nota Máxima no MEC!

O esforço e a dedicação, tanto de alunos quanto do corpo docente de Enfermagem do IBMR, trouxeram para a graduação do Campus Barra a nota máxima na avaliação do MEC: 5. A visita do órgão federal foi realizada nos dias 30 de maio e 1ª de junho deste ano.

Os itens de avaliação englobam três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura. Pela primeira vez, o curso recebe a nota máxima, divulgada no último dia 9.

Sobre o IBMR

Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, o Centro Universitário IBMR está entre os três melhores centros universitários privados do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os campi estão localizados na Barra, Botafogo e Catete. São 52 anos de tradição em ensino superior oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de pós-graduação lato sensu e extensão.

As melhores práticas acadêmicas já renderam ao Centro Universitário IBMR o 1º lugar na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em Biomedicina e Fisioterapia, entre as escolas privadas do Rio de Janeiro. A Clínica-escola é referência em ações de responsabilidade social, bem-estar e cuidados de saúde. Os alunos realizam, sob supervisão de profissionais da área, atendimentos humanizados, personalizados e gratuitos em instalações modernas e confortáveis. A instituição preza em oferecer um ensino acessível, próximo e completo baseado em seus pilares de empregabilidade, infraestrutura completa, proximidade e acessibilidade.

SERVIÇO
Livro:  Aplicação da gelotologia em idosos: o riso como estratégias do cuidar. Arte, humor e amor  (2022 - editora Dialética)
Autores: Allan Carlos Mazzoni Lemos, Enedina Soares e Nébia Maria Almeida de Figueiredo
Valor: R$99,90 reais (físico)
Formatos: físico e ebook
Nº de Páginas: 192
Onde comprar:
https://loja.editoradialetica.com/ciencias-da-vida/aplicacao-da-gelotologia-em-idosos-o-riso-como-estrategias-do-cuidar-arte-humor-e-amor

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Fernanda Nazaré
[email protected]
(31) 99703-0297
IBMR

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90