MENU

05/05/2022 às 21h44min - Atualizada em 05/05/2022 às 21h44min

Médico e ex-prefeito de Palmas, Odir Rocha morre aos 81 anos durante luta contra câncer

Governo do Tocantins decretou luto oficial de 03 dias

Da Assessoria
Manoel Odir Rocha - Foto: Arquivo Pessoal
 
O médico, poeta e ex-prefeito de Palmas e Colinas Manoel Odir Rocha faleceu aos 81 anos de idade nesta quarta-feira (04). Ele se tratava de um câncer no fígado e estava internado em um hospital de Palmas.

O corpo do ex-prefeito de Palmas foi velado nesta quinta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Tocantins, na praça dos Girassóis. A cerimônia é acompanhada por amigos e familiares.

O velório começou por volta de 5h e por volta de 15h haverá uma missa de corpo presente. A previsão é que o enterro ocorra às 17h no cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou luto oficial de 03 dias. “Odir Rocha era um ser iluminado, médico respeitado e reconhecido por cuidar da saúde de nosso povo. O Tocantins perde um grande homem, mas ganha um legado importante a ser seguido”, ressaltou.

Vida pública
Odir Rocha era escritor e membro da Academia Palmense de Letras. Nasceu na cidade de Araguari, estado de Minas Gerais, foi médico, político, poeta e cronista. Formou-se em medicina, em 1970, pela Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Em 1971, montou um pequeno hospital em Colinas de Goiás, onde permaneceu por 22 anos. Além de médico, foi professor do Colégio João XXIII e prefeito de Colinas. Engajou-se na luta pró-criação do Estado do Tocantins.

Em 1993, mudou-se para Palmas, onde foi secretário da Ação Social e Habitação do município e secretário Estadual da Administração e da Secretaria Extraordinária para Assuntos Metropolitanos. Foi eleito Deputado Federal em 1995 pelo Tocantins. Em 1996, foi eleito prefeito de Palmas, para o mandato de 1997 a 2000.

Ao término do mandato de prefeito de Palmas foi nomeado presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Tocantins em 2001. Ao deixar o cargo, passou a dedicar-se à literatura, paixão que o acompanha desde o dia em que ganhou do pai, em 14 de julho de 1949, o seu primeiro livro: Rui Barbosa para a juventude, de Genésio Pereira Filho.

É membro da União Brasileira de Escritores, Seccional de Goiás, e também membro Efetivo da Academia Tocantinense de Letras. Odir Rocha foi homenageado juntamente com o escritor Carlos Drummond de Andrade no 6º Salão do Livro do Tocantins, realizado em 2010, pela Secretaria Estadual da Educação.

Autoridades manifestam pesar

Wanderlei Barbosa | Governador do Estado do Tocantins

“Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, ocorrido nesta quarta-feira, 4 de maio.

Tive o privilégio de ter sido vereador durante o mandato de Odir Rocha como prefeito de Palmas, tendo acompanhado seu trabalho à frente do Executivo da Capital. Odir Rocha construiu uma história de homem público íntegro e sempre voltado para o bem do povo e crescimento de Palmas e do Estado do Tocantins. Médico dedicado ao bem estar de seus pacientes, Odir Rocha foi ainda deputado federal pelo Tocantins e prefeito de Colinas do Tocantins. Além disso, exerceu diversos cargos no governo do Estado. Assim como na vida pública e na medicina, Odir Rocha se revelou exímio escritor, deixando poesias e contos eternizados em vários livros publicados.

À sua esposa Dirce Rocha, suas filhas, netos, demais familiares e amigos que, assim como eu, sentem a partida de Odir Rocha, desejo e clamo ao nosso eterno e bom Deus que envie o consolo de seu Santo Espírito para acalentar os corações enlutados nesse momento. A todos os meus sinceros sentimentos”.

Cinthia Ribeiro | Prefeita de Palmas

“Um poeta, político, médico, esposo, pai, filho, amigo, irmão, avô. Quantas funções, quantas tarefas! Dr. Odir Rocha, o senhor deixará saudade. Um mineiro, que com o seu jeitinho manso, soube conquistar os tocantinenses, curou muitos, assistiu tantos outros, ouviu e contou muitas histórias.

Em outubro de 1996, foi eleito prefeito de Palmas. Anteriormente, foi chefe do executivo em Colinas-TO. À frente da gestão municipal, muito contribuiu com a Capital do seu tão querido Tocantins.

Diante da dor de perdermos um poeta, um homem íntegro, correto e admirável, nos faltam palavras para expressar nosso respeito e gratidão. Obrigada, Dr. Odir Rocha! Até hoje, Palmas não havia perdido nenhum de seus governantes.

Que Deus conforte o coração de sua família, em especial, o da dona Dirce Noda e suas filhas, netos e incontáveis amigos. Que Deus lhe acolha e console a todos nós que aqui continuamos”.

Ronaldo Dimas | Ex-prefeito de Araguaína

“Com tristeza, tomei conhecimento do falecimento do médico, escritor e prefeito de Colinas e Palmas no anos 1990 Odir Rocha, 81 anos, no início da noite desta quarta-feira, 4 de maio. Homem de muita sabedoria e um olhar mais do que especial para cuidar das pessoas, Odir Rocha foi um grande soldado na luta pelo Tocantins.

Criou com maestria as suas três filhas e depois os netos. Do seu legado, ficam centenas de escritos, como contos e poesias, além de livros. Foi deputado federal e era membro da APL (Academia Palmense de Letras), representando nosso querido Tocantins e também secretário de Estado.

De minha parte, fica o reconhecimento para uma pessoa de excelente trato e que sempre acreditou em um Tocantins melhor.

A todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força e conforto.”

ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), neste ato representada pelo seu presidente, prefeito de Talismã, Diogo Borges, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Colinas do Tocantins e de Palmas, Odir Rocha (81 anos), ocorrido nesta quarta-feira, 04 de maio de 2022, em decorrência de um câncer.

Que Deus em sua acalmar corações e mentes de amigos e familiares nesse momento de imensa dor.

Palmas, 04 de maio de 2022.
Diogo Borges | Presidente

MP

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira, 4.

Em seus 81 anos de vida, Odir Rocha construiu um legado, enquanto médico, poeta, secretário de diversas pastas e prefeito das cidades de Palmas e Colinas do Tocantins. Entusiasta de todas as funções que exerceu, também constituiu um lastro de amigos e admiradores ao longo de sua trajetória.

Aos familiares de Odir Rocha e a todos aqueles que sentem a sua perda, externamos nossa solidariedade.

André Gomes | Vice-prefeito de Palmas

“É com tristeza que recebo a notícia sobre o falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha. Um dos primeiros a comandar a nossa capital, ele é parte importante da nossa história e participou diretamente para o desenvolvimento da cidade também como secretário.

Ele sempre teve o carinho e respeito com a nossa família, principalmente com o meu pai, Zé Gomes, com quem participou na instalação da Academia Tocantinense de Letras e ocupou o seu lugar após falecimento.

Neste momento de dor, desejo que Deus possa confortar os amigos e familiares do ex-prefeito. Também expresso o nosso sentimento de gratidão. Vá em paz!”

Kátia Abreu | Senadora da República

“É com profunda tristeza e pesar que recebo a notícia do falecimento do amigo Odir Rocha, 81 anos, que ocorreu hoje, 04, em Palmas, Tocantins.
 
Casado com Dona Dirce Rocha e pai de três filhas, Odir foi deputado federal, prefeito de Colinas e de nossa capital, Palmas. Um médico renomado e atuante, sem deixar de lado as causas sociais nem a política.

Pai exemplar de três filhas, Odir Rocha deixa muitas saudades e um legado de amor, força, trabalho e determinação.

Aos familiares e amigos, transmito meu fraterno abraço, presto minhas sinceras condolências e rogo a Deus que os conforte nesse momento de dor e tristeza.”

Osires Damaso | Deputado Federal

“Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e Colinas Odir Rocha.

Ele estava se tratando de um câncer no fígado e se encontrava internado num hospital de Palmas desde sexta-feira, 29.

Médico por formação,  doutor Odir deixa um enorme legado político. Seja como prefeito, secretário municipal e estadual.

Também deixa um grande legado cultural, pois era poeta, escritor, membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Minhas condolências à sua esposa, dona Dirce, suas filhas, e todos os seus famíliares e amigos. Que o nosso Deus derrame bênçãos e os acolha nesse momento tão dolorido.”

Valdemar Júnior | Deputado Estadual

“Uma lamentável perda para nós, a partida do nosso amigo escritor, poeta e ex-prefeito de Palmas, Odir Rocha. Uma figura pública sempre muito querida por todos, que deixa um legado importante para aqueles que os conheciam, pois honrou o cargo que ocupou, sendo exemplo de coerência, trabalho e dedicação ao povo e a capital Palmas que ele tanto amava.

Meus sentimentos aos familiares, amigos,  admiradores e toda a população palmense pela perda deste grande líder que deixa sua marca e muitas histórias vivas em nossas memórias”.

Secretaria de Estado da Saúde

“É com profundo pesar que a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) recebe a notícia do falecimento do médico, político e poeta, Manuel  Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira,  04.

Profissional valoroso, dedicou sua vida à construção de uma saúde pública de qualidade, exercendo sua profissão de forma honrosa e exemplar, ainda no antigo norte goiano.

Odir Rocha trabalhou ativamente na criação e consolidação do Estado do Tocantins, onde deixa sua marca de político atuante como prefeito de Colinas e de Palmas e deputado federal, ajudando a  concretizar os sonhos da  população tocantinense.

Escritor deixa um legado inspirador  para as próximas gerações, com suas prosas e versos que demonstram a grandeza do amor que devotada à terra em que vivia.

Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa os seus mais sinceros sentimentos,  neste momento de dor irreparável e roga a Deus que acalente cada coração enlutado.”

Fábio Vaz | Secretário de Educação

“Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Manoel Odir Rocha, 81. Médico, político, escritor, Odir Rocha, como era popularmente conhecido, foi um dos pioneiros da história do Tocantins. Chegou no estado ainda na época das lutas pela emancipação do Goiás. Fez da medicina sua profissão. Era político por vocação. Entre os cargos públicos que desempenhou, foi prefeito de Palmas e de Colinas do Tocantins, e deputado federal. Autor hábil, escrevia em prosa e verso.  Em 2010, foi um dos homenageados do 6º Salão do Livro.

A perda de Odir Rocha, para um câncer no fígado, deixa uma grande lacuna na história da literatura. Odir já teve seus textos citados em vestibulares e faz parte da memória afetiva tocantinense. Seu legado será sempre lembrado. Suas palavras, registradas em seus livros, nos acalentarão e continuarão nos revelando as belezas de um estado que ele escolheu como seu.

Nesse momento de tristeza, rogo a Deus pedindo que Ele acalente todos aqueles que sofrem com essa grande perda, de modo especial sua esposa dona Dirce Noda Rocha, filhas e netos.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »