MENU

19/02/2022 às 19h11min - Atualizada em 19/02/2022 às 19h11min

Prefeitura realiza ação de combate às drogas e ao alcoolismo

Atividade foi promovida no CAPS III Álcool e Drogas

Luana Barros - Secretaria de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde realizou programação no CAPS AD III Álcool e Drogas nesta sexta-feira, 18 de fevereiro. (Foto: Assessoria)

  
Dia 20  de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Para refletir sobre esta doença, que atinge um grande número de brasileiros, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou programação com palestra no CAPS AD III Álcool e Drogas nesta sexta-feira, 18 de fevereiro.

A cidade de Imperatriz é referência no tratamento e combate a diversos tipos de dependência química, com o trabalho executado no CAPS AD III Álcool e Drogas, que presta atendimento para as pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

“Nossa Rede de Saúde Mental é referência em todo o estado. Realizamos cerca de 9 mil atendimentos por mês, entre crianças, adolescentes, adultos, e temos procurado, a cada dia, fortalecer a nossa rede, consequentemente ofertar um serviço melhor e mais acolhedor para pacientes e familiares. Recentemente a nossa gestão entregou a reforma do CAPS, uma conquista para os profissionais, mas principalmente para população que necessita desse atendimento”, revelou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

"A data tem o foco de promover a prevenção à dependência, não ao consumo. E por essa razão é importante destacar que a dependência é que traz prejuízos, que se torna uma doença, um mal. O alcoolista passa a ter predisposição ao desencadeamento de várias outras enfermidades, bem como comprometimento social e familiar. Se você observa que o consumo do álcool está afetando seu cotidiano, relacionamentos e/ou trabalho, vida acadêmica e afins, ou observa essas interferências em algum familiar ou amigo, procure ou indique o tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Girassol em nossa cidade", explicou a coordenadora Raymara Costa Lima. 

Unidade funciona 24h e atende todas as faixas etárias, em casos como transtornos causados pelo uso de álcool e outras drogas. O atendimento ambulatorial acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, localizado na Rua Rafael de Almeida, no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera, em frente à Praça da Viola. Serviços são realizados por equipe multiprofissional compostas por médicos, psicólogos, bioquímicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais dentre outros.

Outras entidades também realizam atividades relacionadas ao tratamento de alcoolismo, como: Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), as Comunidades Terapêuticas e o Grupo Amor Exigente. 

Números

O Relatório Mundial sobre Drogas de 2020, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revelou que cerca de 269 milhões de pessoas no mundo usaram drogas só no ano de 2018, verificando-se um aumento de 30% em comparação com 2009. O número de mortes vinculadas ao consumo de drogas também cresceu. Segundo estimativas da ONU, os óbitos subiram de 450 mil, em 2015, para 585 mil, em 2017.

Onde buscar outros atendimentos de Saúde Mental?

Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz / 07h às 18h. Rua Amazonas, 520 – Centro. Transtornos mentais mais prevalentes, mas de gravidade moderada, como transtornos de humor, dependência química e ansiedade.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto – Juvenil /08h às 18h. Rua Itamar-Guará, n°2223 – Três Poderes. Atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III – Renascer / 24h. Rua Projetada B, Complexo de Saúde – Parque Anhanguera. A unidade atende pessoas com transtornos mentais persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas e seus familiares.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »