MENU

10/12/2021 às 15h55min - Atualizada em 11/12/2021 às 00h00min

Fechamento das contas é requisito para empresas realizarem planejamento anual realista

Ferramentas tecnológicas contribuem com gestão eficiente e análise da viabilidade do negócio

SALA DA NOTÍCIA AIs Comunicação e Estratégia Ltda
https://aiscomunicacao.com.br
João Tosin – Celero Consultoria Ltda.
Muito além de ser simplesmente o cumprimento de uma mera obrigação fiscal, realizar o fechamento anual das contas da empresa é uma atividade fundamental para a análise da saúde financeira do negócio. Realizando esse procedimento de forma objetiva, a partir de dados confiáveis, planejar racionalmente os passos do empreendimento para o ano seguinte fica muito mais fácil. Nesse sentido, adotar ferramentas que auxiliam a gestão financeira é chave para que a definição do futuro do negócio ocorra sem complicações e não vire mais um peso no conturbado fim de ano de todo empreendedor.

Em meio a tantas obrigações contábeis e fiscais – tais como a apresentação do Balanço Patrimonial Anual, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) – e sendo dezembro um mês de pagamentos robustos sob responsabilidade da empresa (em que se destaca o décimo-terceiro salário dos funcionários) e, eventualmente, de férias coletivas, que reduzem o tempo hábil de ação da empresa no fim do ano, o empreendedor deve ficar atento aos itens que compõem um balanço anual que lhe forneça condições de avaliar como anda o negócio. “Alguns detalhes fazem diferença na visão gera do negócio, neste momento é importante ter acesso os saldos do controle interno, das contas bancárias e das informações contábeis, assim como é importante avaliar a empresa vai ter caixa para honrar com todas as  obrigações tributárias e folhas de pagamento, bem como iniciar um novo ano com fluxo de caixa e uma reserva estratégica”, afirma João Tosin, CEO da Celero, especialista em gestão financeira para pequenas e médias empresas.

A consolidação das informações é resultado de uma prática que deve ser adotada regularmente, com a realização dos balanços mês a mês. Em cada período, o empresário já consegue ter uma base sobre as necessidades de execução e de reavaliação de estratégias, com base no registro das movimentações mensais. Para Tosin, essa é uma realidade que toda empresa deve ter como prática estabelecida: “Mesmo as pequenas e médias empresas devem contar com ferramentas e sistemas que facilitem a gestão e tornem transparente a prestação de contas, dando subsídios para um fechamento, ao fim do ano, robusto e que dê condições ao empresário para que tome decisões realistas para o próximo período”.

A definição de estratégias para o ano seguinte parte de um bom fechamento anual. Com ele, é possível traçar objetivos e estabelecer as metas de um plano de ação para o próximo período. E investir em tecnologia é crucial para realizar o acompanhamento financeiro a partir de um histórico que permite avaliar se os rumos adotados levam aos objetivos fixados. “Dados precisos e de fácil interpretação apontam, sem margem de erros, se o negócio está sendo lucrativo ou caminha para a inviabilidade. Ter as informações à mão, consolidadas de forma clara e acessível, vai possibilitar a melhor tomada de decisão sobre o futuro da empresa”, explica Tosin. A fintech Celero é desenvolvedora de uma inovadora plataforma de gestão voltada às pequenas e médias empresas que automatiza as operações da rotina financeira já estabelecida. Ela utiliza os dados do internet banking para otimizar o fluxo das ações administrativas, além de criar relatórios que agilizam o cumprimento das tarefas financeiras e auxiliam o empreendedor a realizar a análise mensal e anual do andamento do negócio.

Como explica Tosin, a experiência da startup possibilitou o uso do sistema de internet banking para criar um formato de gestão simples e seguro – ao utilizar os dados de forma criptografada – que dá dinamismo à administração da empresa. “O futuro dos pequenos e médios negócios está ligado ao investimento que fazem em tecnologia. Apostar em ferramentas que trazem facilidade à gestão dá espaço para que o empresário direcione seu foco para o planejamento do crescimento da empresa e tome decisões com base em dados consolidados, ou seja, de modo mais objetivo e com confiança”, analisa o executivo da Celero.

Sobre a Celero
A Celero é uma empresa que ajuda pequenos e médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar. Sediada em Curitiba, é um dos expoentes do open finance, a evolução do open banking, sendo referência a pequenas e médias empresas com soluções que promovem integração e rapidez aos processos de gestão financeira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...