MENU

26/11/2021 às 12h08min - Atualizada em 29/11/2021 às 00h00min

Trio Baru se apresenta na Oficina Cultura Geppetto

Verbo Nostro
SALA DA NOTÍCIA
   
Dando continuidade à sua turnê comemorativa aos 15 anos na cena musical brasileira e internacional, o Trio Baru apresenta mais um espetáculo em Goiânia. Desta vez na Oficina Cultura Geppetto, no próximo domingo, às 18h. O espaço cultural fica na Rua 1013, Quadra 39, Lote 11, 467, no bairro St. Pedro Ludovico.

A estreia da temporada de apresentações aconteceu no início de outubro, ainda no meio on-line por conta da pandemia, com exibições de web espetáculos gravados no palco do Teatro Aliança Francesa, em Brasília, pelo YouTube. No final de outubro, numa fase mais segura, o grupo retornou aos palcos.  

Para essa temporada, o trio preparou um novo espetáculo com sonoridades diversificadas trazidas por Clássicos da MPB, Choro, Samba e Tango, mantendo sua marca registrada com arranjos inovadores. O repertório revisita ícones da música brasileira – com composições de João Bosco e Aldir Blanc, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Egberto Gismonti, Dominguinhos e Oswaldinho, Milton Nascimento e Lô Borges, Baden Powell, Tom Jobim, Garoto, Geraldo Vandré a Astor Piazzola – grande representante do tango argentino.



O Trio Baru é formado por Nelson Latif, Bosco Oliveira e Sandro Alves, artistas que têm suas histórias profissionais entrelaçadas à valorização da música instrumental. Os três fazem parte da boa safra de instrumentistas brasileiros da década de 80 e podem ser vistos com mais frequência em palcos de Brasília - cidade do músico Bosco Oliveira, que também conquistou palcos de outras metrópoles nacionais com carreira individual paralela, sempre se dedicando à música Flamenca. O paulistano Nelson Latif, nos últimos anos, tem se dividido entre a Europa e o Brasil e encontrou no Choro a sua principal referência. Já o percussionista carioca, Sandro Alves, é conhecido por unir ritmos tradicionais brasileiros com influências modernas e participa simultaneamente de projetos musicais diversificados. 

Os músicos relatam que vivenciam um momento muito significado com a realização da turnê de aniversário, já que ficaram um longo intervalo sem o contato com o público por conta das restrições da crise sanitária e do distanciamento social. “Essa temporada de espetáculos sela o nosso reencontro com a plateia, o que era bastante esperado por todos nós”, comenta Bosco Oliveira. “Estávamos ansiosos por estes encontros que dão mais vivacidade aos espetáculos”, acrescenta Nelson Latif.

Além das apresentações presenciais, a agenda on-line permanece aberta para acessos às produções: “Tributo a São Paulo” e “Tributo a Minas Gerais” e as oficinas musicais gratuitas com o grupo. Toda programação é transmitida gratuitamente. Para assistir, os interessados devem acessar o link do canal YouTube: https://www.youtube.com/c/NelsonLatif ou seguir os canais do Coletivo Educação pela Arte. 
A nova temporada comemorativa do grupo é uma realização da Fakhouri Produções Artísticas, com apoio do Coletivo Educação pela Arte e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto é realizado com recursos do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) - principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF, que oferece apoio financeiro a projetos selecionados por editais públicos.  

Projeção artística


Formado em Brasília, o Trio Baru herdou a excelente reputação que a capital nacional adquiriu quanto a formação de seus músicos. “Brasília possui excelentes músicos, mas boa parte deles tem que se radicar em outras localidades para obter mais visibilidade à carreira, já que nossa cidade ainda não oferece condições ideais para a manutenção de grupos e músicos que almejam projeção nacional”, conta Latif. 

O violonista comenta que, apesar do trio ter feito várias temporadas em outras cidades brasileiras e até em outros países, permaneceu no Distrito Federal e construiu uma carreira sólida, contribuindo inclusive para o fortalecimento da indústria cultural na região.  

Um dos marcos da trajetória do grupo foi o lançamento do CD Alma Brasileira, em 2011. Nos concertos de apresentação do álbum, os músicos prestaram um tributo aos grandes compositores brasileiros, performance que se reinventa nesta nova turnê on-line.    

Recentemente, o Trio Baru também teve participação especial da  “Circulação Marinho Lima” - websérie de seis vídeos com lançamento em 2 de julho, pelo canal oficial do músico Marinho Lima no YouTube. Integralmente gravada no palco do Teatro da Aliança Francesa de Brasília, a novidade musical contou com episódios formatados em pockets shows, exibidos nos meses de julho e agosto. 

Trio Baru (áudios, vídeos e histórico)
www.triobaru.com
http://www.triobaru.com/videos.html
https://www.youtube.com/c/NelsonLatif
https://www.youtube.com/c/ColetivoEducaçãopelaArte

SERVIÇO
O que: “Circulação 15 anos – Trio Baru”  
Agenda de espetáculo:
28/11, 18h –  Oficina Cultural  Geppetto, na capital Goiânia (GO)
Endereço: Rua 1013, Quadra 39, Lote 11, 467 - St. Pedro Ludovico, Goiânia.
Entrada: participação aberta e gratuita  
Classificação: Livre
Próximos espetáculos:
11/12 Ceilândia/DF - Jovens de Expressão
16/12 Brasília - Escola de Meninos e Meninas do Parque 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...