MENU

23/11/2021 às 19h33min - Atualizada em 23/11/2021 às 19h33min

Vereadora alerta sobre a saúde do homem e evidencia o Novembro Azul

“Não é sobre Coragem, é sobre Amor”

Sidney Rodrigues
Foto: Fábio Barbosa
 
Na sessão desta terça (23), Cláudia Batista (PTB) relembrou o Novembro Azul, explicando que está passando por um familiar com câncer de próstata, diagnosticado há 10 anos e que mesmo após o tratamento, a doença voltou. Algo que teve um aumento de 29% e que existem barreiras, tabus e as vezes até ignorância por parte dos homens em buscarem o tratamento. A vereadora deu destaque à prevenção.

“Hoje estamos fazendo um alerta aos vereadores, que são na maioria homens na Câmara Municipal de Imperatriz, sobre o Novembro azul, trazendo a conscientização do cuidado que se deve ter com a saúde. Não é sobre coragem, nem sobre força, é sobre amor. Amor a própria vida, amor a saúde, amor aos familiares. Quem se ama se cuida. E é por isso que trouxemos essa reflexão no momento da sessão, para alertar, que cada um precisa e deve cuidar da sua saúde. Também sabemos que o câncer de próstata tem avançado muito por conta de preconceito e medo ir ao médico. É necessário procurar o urologista, fazer o exame, se for constatada alguma alteração, iniciar imediatamente o tratamento, pois tem cura e não deixar de fazer sempre a prevenção. Que fique esse alerta, não é sobre coragem, não é sobre força, é sobre amor a própria vida”, concluiu.

Novembro Azul é uma campanha e marca o mês como de conscientização para a saúde masculina, reafirmando a importância de focar a atenção nos tumores urológicos.
 
Não se resume ao câncer de próstata, mesmo ele sendo o primeiro mais comum para os homens, com quase 70 mil novos casos só em 2021, o que representa 29,2% da população masculina brasileira.

Novembro Azul também propõe o cuidado com os tumores de bexiga, o oitavo mais comum para os homens, com estimativa mais de 7,5 mil novos casos neste ano. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »