MENU

14/06/2024 às 19h15min - Atualizada em 14/06/2024 às 19h16min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Furúnculo

 O furúnculo é uma infecção dos folículos das cavidades de onde saem os pelos geralmente causados pela infecção por Staphylococcus aureus, uma bactéria presente em nossa pele, outras bactérias podem estar associadas como Klebisiela, Enterobacter e Proteus. Ocorre em diversos locais do corpo, mas está mais propenso em surgir em regiões onde existe maior transpiração e/ou fricção como virilhas, axilas, nádegas e pescoço. Assim o uso de roupas apertadas e substâncias que obstruem os poros favorecem a sua manifestação.

 Ao penetrar no folículo a bactéria se dissemina e forma essa lesão bastante dolorosa, que tem tamanho variável de acordo com a profundidade do folículo afetado, ela é endurecida, quente, avermelhada. O tom amarelo de seu centro é resultado da necrose causada pela infecção e chamada popularmente de “carnegão”.

 Geralmente o furúnculo tem cura espontânea com eliminação de pus e tecido necrótico, há cicatrização da pele que por um tempo pode se apresentar escurecida. 

Posso espremer o furúnculo? Não!  Essa atitude permite que bactérias presentes na lesão ganhem a corrente sanguínea e infectem outras regiões, inclusive podendo se instalar em órgãos como coração, fígado e ossos, ou se manifestar como uma furunculose nos tecidos próximos.

 O uso de antibióticos e compressos com água morna apressa a cura da infecção, esses antibióticos devem ser prescritos por médicos e de preferência dermatologistas

 A prevenção consiste em manter a pele limpa, lavar com frequência as mãos e higiene com roupas principalmente as íntimas.
 
E qual a diferença entre furúnculo, espinha, foliculite e carbúnculo?
Diferente de uma espinha comum, o furúnculo é um abscesso de pele mais profundo e muito mais doloroso.

A foliculite é uma infecção do folículo piloso que atinge a parte mais superficial da pele, o furúnculo avança e alcança a derme, uma região mais profunda. 

O carbúnculo é quando uma série de furúnculos se une formando uma lesão maior.

E o pelo encravado?
Não é furúnculo, pode simplesmente estar encravado sem infecção secundária, sem as características inflamatórias.
 
Quando procurar o médico? 
Como dito, a maioria tem cura espontânea, mas quando em um local de maior atrito, ou é muito grande a intervenção médica se faz necessária, para reduzir a dor e apressar a cura e o desconforto.

 Esteja atento para: (1) o furúnculo apareceu na face, nariz ou nas costas, (2) o abscesso está aumentando e parecem macio ou esponjoso ao ser tocado, (3) não melhorou em 2 semanas, (4) você se sente febril e não se sente bem. São sinais de alarme e que devem ser investigados.
 
Quem está mais suscetível?
(1) condições de higiene precárias, (2) imunidade reduzida ou usuários de drogas, (3) presença das seguintes enfermidades: obesidade, diabetes, câncer, infecções crônicas da pele, eczema e asma alérgica.

 Esses devem ficar mais atentos, podendo ser necessário exames mais acurados como cultura para identificação correta da bactéria causadora e antibiograma para determinar o antibiótico a ser utilizado.

 As receitas caseiras devem ser evitadas, pois simples lesões podem evoluir para uma sepse (infecção generalizada).
 
Procure sempre seu médico! .
Link
Leia Também »
Comentários »