MENU

13/06/2024 às 18h46min - Atualizada em 13/06/2024 às 19h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Clima quente 

Manifestações do deputado Othelino Neto (Solidariedade) contra o governo do estado tem agitado as sessões da Assembleia Legislativa. Ele denunciou que uma paciente do Hospital Carlos Macieira estaria há quase dois anos esperando por uma cirurgia eletiva. Vários deputados reagiram, dizendo se tratar de “fake news”. Entre os deputados que saíram em defesa do governo, estão Neto Evangelista (União Brasil), Jota Pinto (Podemos), Zé Inácio (PT), Ricardo Arruda (MDB), Florêncio Neto (PSB) e Davi Brandão (PSB). Em sessão anterior, Othelino já havia chamado o governador Carlos Brandão (PSB) de “caloteiro”. O deputado Antônio Pereira (PSB) rebateu de forma veemente, destacando que “o déficit nas contas públicas do Estado do Maranhão é histórico e consequência da busca de todos os governos anteriores em atender às necessidades do povo maranhense, inclusive o do ex-governador Flávio Dino”. Pereira lembrou que há pouco tempo o deputado Othelino Neto serviu ao governo, no cargo de secretário de estado da Representação Institucional no Distrito Federal. Ainda conforme o parlamentar, ao chamar Brandão de “caloteiro”, além de incoerente e deselegante, Othelino atinge também o ex-governador Flávio Dino. “Veladamente, Othelino chama também o ex-governador Flávio Dino de caloteiro, porque este teve as mesmas atitudes que o governador Carlos Brandão vem adotando ao buscar atender às demandas do povo maranhense”, argumentou.
 

Definição 

Nesta sexta-feira a Federação Partidária (PT-PCdoB-PV) deverá definir quem será o candidato a prefeito de Imperatriz. O grupo tem dois pré-candidatos: vereador Aurélio Gomes (PT) e o ex-deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB). A princípio, acreditava-se que o nome só seria escolhido na convenção, mas isso deverá acontecer agora. É aguardar. 
 

E aí?

Pelo menos três pré-candidatos a prefeito de Imperatriz dizem ter apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. São eles: Franciscano Soares (PL), Mariana Carvalho (Republicanos) e Josivaldo JP (PSD). Tudo bem. Mas se Bolsonaro vier a Imperatriz, como estão especulando, em qual palanque ele subirá? Complicada a situação, porque agradará um e certamente desagradará os outros fieis aliados…
 

Proibir 

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) expediram recomendação aos vereadores do Estado para que atuem no sentido de proibir a pulverização aérea de agrotóxicos, seja por aeronaves agrícolas ou remotamente pilotadas, em seus respectivos municípios. Os agentes políticos devem responder em até 45 dias, a contar do recebimento, sobre o acatamento das medidas. A expedição das recomendações aos vereadores faz parte da atuação da Frente de Proteção Integrada do Maranhão (FPIMA), composta pelo MPF, representado pela procuradora da República Anne Caroline Neitzke; pelo MPMA, representado pelo promotor de Justiça Haroldo Brito, da 1ª Promotoria Especializada em Conflitos Agrários; e pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, representada pelo defensor público de Direitos Humanos, Jean Carlos Nunes Pereira. No documento, a procuradora Anne Caroline Neitzke e o promotor Haroldo Brito ressaltam que, caso haja um projeto de lei em tramitação na respectiva Casa Legislativa, os vereadores devem adotar todas as medidas para a mais breve aprovação e homologação de lei que proíba a prática. 
 

E…

A pulverização de agrotóxicos por aeronaves é vedada em leis aprovadas pelas Câmaras de Vereadores de 6 municípios maranhenses: Barreirinhas, Brejo, Caxias, Lago dos Rodrigues, Santana do Maranhão e São Francisco do Maranhão.
Link
Leia Também »
Comentários »