MENU

31/08/2021 às 21h12min - Atualizada em 31/08/2021 às 21h12min

Araguaína retoma serviço de acompanhamento de saúde para beneficiários do Bolsa Família

O atendimento é realizado duas vezes ao ano nas UBS e garante a manutenção do benefício às famílias

Ascom Araguaína/Felipe Maranhão
O objetivo do acompanhamento é garantir o cumprimento das ações de responsabilidade da família, que incluem a assistência básica de saúde - Foto: Ascom Araguaína/Marcos Sandes
 
A Prefeitura de Araguaína iniciou no mês de agosto a segunda etapa anual de acompanhamento de saúde voltado à população beneficiada pelo Programa Bolsa Família. O atendimento é realizado nas UBS (unidades básicas de saúde) mais próximas da residência de cada família, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família, Divina Pimenta, o objetivo do acompanhamento é garantir o cumprimento das ações de responsabilidade da família, que incluem a assistência básica de saúde.

“Este programa tem a intenção de promover acesso aos direitos sociais básicos para famílias de baixa renda, em contrapartida ao auxílio financeiro. Com isso a população que recebe o auxílio se compromete a manter o acompanhamento de saúde das crianças e as gestantes fazem o acompanhamento pré-natal, assim melhoramos a qualidade de vida da população como um todo”, explicou a coordenadora.

Monitoramento
O atendimento é feito todo semestre com a realização do pré-natal pelas gestantes, o monitoramento do crescimento e desenvolvimento infantil e imunização das crianças menores de 7 anos. Durante a visita à UBS é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família, cartão de vacinação das crianças e o cartão da gestante.

O procedimento é obrigatório e a família que não realizar o acompanhamento poderá ter seu benéfico bloqueado. As gestantes que já recebem o benefício do Bolsa Família, devem informar a gravidez para poder receber o benefício variável de gestante. Após o nascimento do bebê, a mãe deverá ir à Secretaria da Assistência Social do Município para incluir a criança no cadastro.

UBS
Este semestre, as unidades que estão realizando o atendimento dos beneficiários do Bolsa Família são a UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João), UBS Couto Magalhães (Setor Couto Magalhães), UBS Lago Azul, UBS Manoel Maria (Setor Cimba), UBS Maria dos Reis (Setor Barros), UBS Dr. Dantas (Costa Esmeralda), UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), UBS Palmeiras do Norte, UBS Nova Araguaína, UBS Novo Horizonte, UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Ferreira), UBS Araguaína Sul, UBS Bairro de Fátima,  UBS JK, UBS Manoel dos Reis (Jardim das Flores), UBS Ponte e UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »