MENU

26/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/03/2021 às 00h00min

Acadêmicos elegem substituto de Magno Urbano

Os seis candidatos foram sabatinados em reunião online da Academia

Domingos Cezar
A comissão que coordenou a eleição e contabilizou os votos - Foto: Paulo Ney
Membros da Academia Imperatrizense de Letras – AIL retornaram à Casa de Letras, no período da tarde desta quinta-feira (25), para escolher, através do voto, o substituto da Cadeira 17 fundada pelo professor Magno Urbano de Macedo, que faleceu em dezembro passado.

Concorreram ao pleito o produtor cultural Axel Britto, a professora e historiadora Maria Natividade Silva, o professor e poeta Humberto Barcelos, a professora e escritora Samanta Matos, o poeta, cantor e compositor Henrique Guimarães e a jornalista e escritora Hiana Reis.

Os seis concorrentes participaram na tarde da última quarta-feira (24) de uma reunião online com os acadêmicos, quando na ocasião tiveram a oportunidade de se apresentarem, bem como, as suas obras, e justificaram de suas pretensões de ingressarem na entidade.

Mais uma vez os acadêmicos votaram em massa, alguns presenciais, enquanto a maioria, em face à pandemia, votou por correspondência, ou seja, enviando o voto secreto para o e-mail do presidente Trajano Neto. A contabilização dos votos apontou como eleito o professor e poeta Humberto Barcelos.

O eleito desta quinta-feira, que vai ocupar a Cadeira 17 do acadêmico Magno Urbano, juntamente com o jornalista e poeta Elson Araújo, eleito no último dia 18 para a Cadeira 2, do acadêmico Sálvio Dino serão empossados em sessão solene prevista para o dia 27 de abril.

Em 27 de abril, quando a Academia Imperatrizense de Letras completa 30 anos de fundação, também tomará posse a diretoria que será eleita na segunda semana de abril. Acredita-se que poucas mudanças haverão na composição da diretoria para o biênio 2021/20122.

Correspondente – Na eleição de ontem, os acadêmicos elegeram ainda como membro correspondente, o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão. Ele tomará posse juntamente com o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, eleito no dia 18 de março.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »