MENU

18/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 18/03/2021 às 00h00min

Saúde realiza vacinação em crianças indígenas venezuelanas em Araguaína

Ao todo foram vacinadas 15 crianças na faixa etária dos 2 meses a 15 anos que estão abrigados em uma residência no Setor Tiúba

Ascom/PMA
Além das crianças, cinco adultos também receberam vacina e atualização do cartão - ASCOM-Marcelo Martin
  
A Prefeitura de Araguaína realizou nesta semana a vacinação de crianças indígenas da Venezuela que estão em Araguaína. O grupo venezuelano formado por crianças e adultos está abrigado em uma residência no Setor Tiúba e foi atendido pela equipe de profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) Manoel dos Reis do Jardim das Flores. 

Um total de 15 crianças entre 2 meses a 15 anos foram imunizadas com as vacinas de rotina preconizadas pelo Programa de Vacinação Nacional. Entre as doses foram aplicadas a Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C e outras.  

“A equipe realizou visita a esse grupo de venezuelanos e percebeu a necessidade de verificar a situação vacinal das crianças. Infelizmente, a realidade é de que muitas crianças ali não haviam sido imunizadas nenhum imonobiológico preconizado pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) de acordo com a idade, portanto, iniciamos com essa ação a proteção dessas crianças”, explicou a enfermeira do Município Joele Layana Fernandes. 

A ação contou com o apoio de um estudante de psicologia de uma faculdade particular da cidade que realiza um trabalho de acompanhamento com o grupo. 

Caderneta de vacinação 

A enfermeira contou ainda que nenhuma das crianças e adolescentes venezuelanos possuía a caderneta de vacinação. “Providenciamos o cartão de vacina para essas crianças e agora estamos estudando junto à secretaria a maneira que será realizada a continuidade da imunização. Os pais e responsáveis foram orientados sobre a importância do controle e acompanhamento e faremos também nossa parte, dentro do possível, de seguir monitorando esse grupo”. 

Além das crianças, cinco adultos também receberam vacina e atualização do cartão. Entre as doses aplicadas estavam a Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, e a da febre amarela. Entre os adolescentes, foram aplicadas ainda a vacina ACWY, que protege contra meningite. 

Importância da vacinação 

A vacina é uma substância fabricada com microrganismos que protegem o organismo contra determinadas doenças infectocontagiosas. Algum tempo depois de ser aplicada em uma pessoa, a vacina estimula o sistema imunológico a reconhecer o microrganismo como uma ameaça e a produzir anticorpos contra ele. 

A gente sempre destaca no nosso trabalho de atenção à saúde da família a importância dos pais seguirem o calendário de vacinação dos filhos e as vacinas também dos adultos, para continuarmos erradicando doenças infecciosas que vitimaram milhares de pessoas ao longo dos anos. Prevenir com a vacinação é sempre o melhor remédio”, concluiu a enfermeira do Município. 
  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...