MENU

18/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 18/03/2021 às 00h00min

Força Tarefa interdita duas academias em Araguaína por descumprimento às medidas contra covid

Fiscalização integrada vistoria estabelecimentos comerciais para evitar um agravamento ainda maior da pandemia e o colapso da rede pública de saúde

Marcelo Martim
Ascom/PMA
Neste ano, mais de 45 comércios foram punidos - Ascom Marcos Sandes
  
Para que o comércio de Araguaína continue funcionando, é necessário que os empresários sigam as medidas de segurança covid-19 e exijam o mesmo compromisso de seus clientes, o que ajuda evitar uma crise ainda maior na saúde. O cumprimento dessas normas está sendo vistoriado por uma equipe de fiscalização integrada, que já interditou mais de 45 estabelecimentos neste ano, sendo as duas academias nessa terça-feira, 16.

Dentre as medidas estabelecidas em decreto pela Prefeitura está o uso obrigatório e correto de máscara em locais de livre acesso, limite máximo interno de uma pessoa a cada 1,5 metro e o reforço da higienização do local. “Observamos, nas academias, que muitas pessoas estavam com a máscara abaixo do nariz e até no queixo, e algumas nem mesmo tinha uma máscara”, afirmou o diretor do Demupe (Departamento de Posturas e Edificações), Nicásio Mourão.

Os dois estabelecimentos interditados terão que assinar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a Prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE) para reabrir, além de manter as portas fechadas por pelo menos três dias. Em caso de reincidência o período de interdição aumenta para cinco dias.
 

Como denunciar

Essas e outras regras estão valendo por tempo indeterminado, de acordo com o Decreto n° 019/2021, que foi publicado no Diário Oficial do Município nº 2.265. Que traz entre as mudanças um aumento para R$ 1.500 na multa ao comércio que for flagrado não seguindo as normas de segurança.

Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: (63) 3411.5640 / (63) 99949.5394 / (63) 99972.6133.
 

Covid-19 ainda em alta

Mesmo a Prefeitura ampliando em 15 o número de leitos de UTI no Município, a taxa de ocupação segue beirando o colapso. O boletim de acompanhamento dos casos de coronavírus em Araguaína, divulgado nessa terça-feira, 16, aponta que a 96% dos leitos dedicado aos casos graves e 76% dos casos moderados estão em uso.

O boletim também registrou duas mortes, uma mulher de 63 e um homem de 82 anos, na segunda-feira, 15, e ainda mais 91 confirmações para covid-19, sendo 55 mulheres e 36 homens. Com esses, o Município chega a 22.602 casos confirmados, sendo desses 915 casos ativos da doença, 21.401 recuperados e 286 óbitos.
 

Vacinação

A Prefeitura de Araguaína segue vacinando a população em ritmo acelerado e supera o índice de cobertura vacinal brasileiro e mundial. Um a cada 20 araguainenses já recebeu pelo menos uma dose, o que corresponde a 4.92% da população. O número é maior que os 4,23% da população nacional e os 2,97% entre todos os países que tomou o imunizante. Os dados são do sistema Integra Saúde, do Governo do Estado e Our World In Data.

Das 8.710 doses recebidas para a primeira aplicação, somente 10 delas ainda não tinham sido usadas até o último vacinômetro publicado, no dia 12. Já para segunda dose, aplicada após 28 a 90 dias, dependendo do manual do fabricante, foram recebidas 4.670 e aplicadas 2.373. Para solucionar a falta de vacina, o prefeito Wagner Rodrigues aderiu ao consórcio gerenciado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e segue tentando negociar diretamente com os laboratórios.

“Observamos, nas academias, que muitas pessoas estavam com a máscara abaixo do nariz e até no queixo, e algumas nem mesmo tinham uma máscara”, afirmou o diretor do Demupe.

Os dois estabelecimentos interditados terão que assinar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a Prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE) para reabrir, além de manter as portas fechadas por pelo menos três dias.
   

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...