MENU

02/07/2024 às 18h32min - Atualizada em 02/07/2024 às 18h45min

Operação resgata 12 trabalhadores de condições análogas à escravidão no sul do Maranhão

Polícia Federal fiscalizou fazendas em vários municípios do estado

Dema de Oliveira
Local onde os trabalhadores estavam alojados foi considerado insalubre pela fiscalização - Foto: PF/Divulgação
 
São Raimundo das Mangabeiras - Doze trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão no município de São Raimundo das Mangabeiras, distante 478 km de Imperatriz, na região sul do estado.

As vítimas foram encontradas em uma operação de combate ao crime, realizada no Maranhão pela Polícia Federal. 

Agentes da Polícia Federal (PF), junto a equipes do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego, entre 17 e 26 de junho – fiscalizou diversas fazendas nas cidades de São Raimundo das Mangabeiras, São Domingos do Azeitão, Pastos Bons e São João Dos Patos, todas na região sul do estado do Maranhão.

A operação teve início após denúncia da existência de trabalhadores em condições análogas à de escravo. Conjunta entre as instituições, a ação identificou a presença de 12 trabalhadores em condições degradantes em fazenda localizada no município de São Raimundo das Mangabeiras.

Nas demais fazendas, apesar de não terem sido encontrados trabalhadores em condições degradantes/precárias, a fiscalização constatou o descumprimento da legislação trabalhista, em especial, normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho, sendo os estabelecimentos notificados e alguns autuados por descumprimento das normas trabalhistas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »