MENU

18/06/2024 às 17h40min - Atualizada em 18/06/2024 às 17h45min

MPMA discute funcionamento dos serviços 190 e 193 em Imperatriz

Iane Carolina
CCOM/MPMA
Com a PM, o Relatório de Ocorrência Policial foi o tema discutido - Fotos: CCOM-MPMA
 
A melhoria dos serviços do 190 e do 193 foi o tema de uma reunião, realizada na última quinta-feira,13, na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz, entre a titular da 7ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, Paloma Ribeiro Gonçalves, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins.

Na oportunidade, a representante do Ministério Público destacou que as linhas, além de servirem para chamar a polícia, também são utilizadas pela população para solicitação de outros serviços, a exemplo dos bombeiros.

Sobre o 190, o secretário de Segurança Pública esclareceu que os problemas se devem ao cabeamento antigo da linha. Maurício Martins informou que já estão sendo adotadas providências para solucionar a questão, com a contratação de uma nova empresa de telefonia e a instalação de uma linha para atender aos usuários.

A promotora de justiça abordou ainda temas como necessidade de regulamentação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelas Polícias Civil e Militar; precariedade do funcionamento da carceragem do 3º Batalhão de Polícia Militar e a  possibilidade de recambiamento dos presos a estabelecimento prisional adequado em São Luís, dentre outros assuntos.

 

Reunião com a PM

 Na sexta-feira, 14, a promotora de justiça se reuniu com núcleos do Comando de Policiamento de Área do Interior – 3. O tema central da reunião foi o Relatório de Ocorrência Policial (ROP). Ela destacou a necessidade de os policiais lavrarem minuciosamente o documento, que exerce papel fundamental no desenvolvimento da ação penal.

O titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, Carlos Róstão Freitas, também participou da reunião.

Na oportunidade, os comandantes se comprometeram a continuar realizando o trabalho de orientação do efetivo, inclusive apresentaram um sistema criado pelo 2ºBPM que estruturou todos os dados dos relatórios da CPAI-3.

Também foi mencionado o impacto positivo que gerou a Recomendação, expedida pela promotora de justiça Paloma Ribeiro Gonçalves, orientando um padrão de ROP em toda a área do Comando de Policiamento de Área do Interior – 3, que abrange 24 Municípios da Região Sudoeste do Maranhão.

Participaram da reunião de sexta-feira o tenente-coronel Francisco Wellington Silva de Araújo, comandante do CPAI-3; tenente-coronel Sérgio Dutra Cutrim, comandante do 14º BPM; major Leonardo Mendes Oliveira, comandante do 3º BPM; major Anderson Barbosa de Lima, comandante do 2º Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT), além de representante do Comando do 2º Esquadrão de Polícia Montada e auxiliares dos comandos.

“É necessária a interlocução entre instituições para a prestação de um serviço público de excelência. Por isso queremos cada vez mais ouvir e colocar as demandas da população para os órgãos de segurança pública com o intuito de atender a sociedade com eficiência e celeridade”, destaca a promotora de justiça Paloma Ribeiro Gonçalves. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »