MENU

03/06/2024 às 17h44min - Atualizada em 03/06/2024 às 18h00min

Atividade da construção civil registrou aumento de 3,5 pontos percentuais em abril

Apesar dessa alta, o indicador está na zona de pessimismo

Imprensa FIEMA
Foto: Freepik
 
SÃO LUÍS – Segundo a última Sondagem da construção civil, pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em abril de 2024, a atividade da construção civil registrou um aumento significativo, aproximando-se do grau de satisfação da sondagem ao subir 3,5 pontos percentuais em relação a março, totalizando 47,8 pontos. Apesar dessa alta, o indicador permanece na zona de pessimismo. Esse cenário pode ser atribuído ao período sazonal de chuvas, que impacta negativamente a demanda por diversas atividades relacionadas ao setor.

O componente relacionado à evolução do número de empregados apresentou uma alta de 3,7 pontos, totalizando 47,2. Esse aumento está ligado ao nível de atividade crescente, que impulsionou novas contratações. No entanto, o indicador ainda se posiciona abaixo da linha de 50 pontos, indicando que o crescimento é tímido e insuficiente para sustentar o volume de produção esperado pelos empresários do segmento.

Em termos da capacidade operacional, houve uma redução de 2 pontos, levando o indicador ao nível de 70, ainda na faixa de otimismo e acima da série histórica de 59,1 pontos. Esse desempenho está alinhado com a atividade produtiva do setor.

EXPECTATIVAS - Para os próximos seis meses, a sondagem aponta uma expectativa positiva com elevação do indicador de novos empreendimentos e serviços, registrando 60,9 pontos. Essa possibilidade está em conformidade com o fim do período chuvoso, marcando o início de um ciclo sazonal de aumento nas atividades de construção civil. O aquecimento dessas atividades também tende a impulsionar as compras de insumos e matérias-primas, que subiram 7,1 pontos totalizando 58,7.

Além disso, o aumento das atividades da construção civil impacta positivamente as expectativas sobre o mercado de trabalho, com o número de empregados projetado para crescer 3,7 p.p., totalizando 58,2 pontos.

Esses indicadores demonstram uma tendência de recuperação e otimismo para o setor nos próximos meses, com expectativas de aumento de atividades e contratações, impulsionando o crescimento econômico do setor da construção civil do Maranhão.

Outras pesquisas, sondagens, estudos e indicadores podem ser acompanhados no site da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão no link https://www.fiema.org.br/fiema, no menu Publicações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »